OMS deteta medicamento contaminado tóxico nos Camarões

20 de Julho 2023

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou quarta-feira que detetou nos Camarões um xarope contaminado com níveis "inaceitáveis" de dietilenoglicol, um produto tóxico, e pediu que sejam tomadas precauções enquanto se investiga a origem do medicamento.

As primeiras amostras do xarope – denominado Naturcold – fornecidas à OMS em 27 de junho e analisadas, continham até 28,6% de dietilenoglicol, cujo limite é de 0,10%, alertou a organização internacional num comunicado divulgado hoje.

A OMS “tomou todas as precauções razoáveis para verificar a informação contida neste alerta”, afirmou.

Embora a embalagem do medicamento indique como fabricante uma empresa alegadamente britânica chamada Fraken International, as autoridades britânicas confirmaram que a empresa não existe.

“Estão a decorrer investigações para determinar a origem do produto”, afirmou a OMS, referindo que o xarope “pode ter autorizações de comercialização noutros países e regiões” ou “pode ter sido distribuído através de mercados informais a países vizinhos”.

A OMS emitiu este aviso depois de, juntamente com outras organizações regionais, ter dado o alerta no ano passado para a deteção de xaropes para a tosse contaminados que mataram 300 pessoas – na sua maioria crianças com menos de cinco anos – na Indonésia, na Gâmbia e no Uzbequistão.

Os xaropes contaminados continham níveis elevados de dietilenoglicol e etilenoglicol, substâncias químicas tóxicas normalmente utilizadas como solventes industriais e agentes anticongelantes que podem ser letais mesmo em pequenas quantidades, o que os torna impróprios para utilização farmacêutica.

Em meados de junho, o porta-voz da OMS, Christian Lindmeier, disse à EFE que mais de 20 xaropes da Índia e da Indonésia e mais de 15 produtores diferentes haviam sido identificados entre os medicamentos suspeitos de estarem por trás das mortes.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

IGAS processa Eurico Castro Alves

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje ter instaurado em novembro de 2024 um processo ao diretor do departamento de cirurgia do Hospital Santo António, no Porto.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights