Investigadora da UMinho é a primeira portuguesa com o Prémio Jensen

22 de Julho 2023

A investigadora Rosana Alves, do Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA) da Universidade do Minho, tornou-se a primeira portuguesa a receber o Prémio Jensen, da Federação Europeia das Sociedades de Microbiologia (FEMS).

O prémio, com um valor monetário de 10 mil euros, permitirá a Rosana Alves realizar parte do seu projeto de pós-doutoramento na Universidade Católica da Lovaina (Bélgica).

O trabalho visa “compreender os mecanismos moleculares que permitem a adaptação de fungos patogénicos a diversas áreas do corpo humano”. Na prática, o estudo pode ajudar a desenvolver terapias mais eficazes contra infeções fúngicas.

“Este prémio permite-me trabalhar durante seis meses num dos melhores laboratórios europeus da minha área e ter acesso a mais tecnologias e modelos de infeção. Esta distinção é também relevante a nível curricular, representa uma valorização pessoal, académica e científica”, destaca Rosana Alves.

O galardão foi atribuído pela FEMS, que agrega mais de trinta mil profissionais de 50 sociedades de 40 países. O nome do prémio evoca o dinamarquês Hans Laurits Jensen, um dos principais microbiologistas do século XX.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Secretária de Estado visita ULS Coimbra e valida plano de inverno

A Secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, visitou hoje a ULS de Coimbra, onde conheceu as obras de requalificação da urgência e o plano de contingência para o inverno 2024/2025, que já apresenta resultados positivos na redução de afluência

Violência doméstica: Cova da Beira apoiou 334 vítimas

O Gabinete de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica e de Género da Cova da Beira acompanhou, este ano, 233 casos de adultos na Covilhã, Fundão e Belmonte, e 101 crianças e jovens, num total de 334 pessoas.

MAIS LIDAS

Share This