Agredida enfermeira do centro de saúde de Moura

3 de Agosto 2023

Uma enfermeira do centro de saúde de Moura, no distrito de Beja, foi agredida alegadamente por um jovem que acompanhava um doente às urgências da unidade, revelaram esta quinta-feira fontes hospitalares e da polícia.

A fonte do Comando Distrital de Beja da PSP indicou à agência Lusa que o caso aconteceu na terça-feira e que, quando os agentes chegaram, o alegado agressor já não se encontrava no local.

Segundo a mesma fonte, a enfermeira apresentou queixa e o suspeito, um jovem cuja idade não soube precisar, foi identificado mais tarde pela PSP.

O alegado agressor, referiu a fonte da PSP de Beja, é familiar de um doente que tinha recorrido ao Serviço de Urgência Básica (SUB) do centro de saúde de Moura.

Contactada pela Lusa, a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), que gere os centros de saúde do distrito, condenou com veemência a agressão e revelou ter disponibilizado à enfermeira “os meios institucionais ao seu alcance, nomeadamente apoio psicológico e jurídico”.

“Em conjunto com a Câmara de Moura, a ULSBA reunirá em breve com as autoridades competentes no sentido de serem tomadas as melhores e mais eficazes medidas para dissuadir ou minimizar este tipo de situações violentas”, acrescentou.

Também em declarações à Lusa, Edgar Santos, dirigente no Alentejo do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), disse que a estrutura sindical teve conhecimento do caso na quarta-feira através de uma colega da enfermeira agredida.

“Foi reportado que a colega pediu às pessoas excedentárias que entraram pelo SUB adentro, não respeitando outros utentes, para que tivessem calma e foi agredida por um dos acompanhantes”, adiantou o sindicalista.

Assinalando que as agressões e ameaças são frequentes naquela unidade de saúde, Edgar Santos realçou que o sindicato pretende alertar o conselho de administração da ULSBA para “a falta de segurança no SUB de Moura”.

De acordo com a fonte da PSP de Beja, já foi reforçada a segurança junto ao centro de saúde daquela cidade alentejana.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

LIVRE questiona Primeiro-Ministro sobre a privatização do Serviço Nacional de Saúde

Durante o debate quinzenal na Assembleia da República, a deputada do LIVRE, Isabel Mendes Lopes, dirigiu questões ao Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, relativamente a declarações proferidas pelo diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), António Gandra d’Almeida, esta manhã, em Atenas, num evento da Organização Mundial de Saúde.

Ana Paula Gato defende fortalecimento dos centros de saúde no SNS

Ana Paula Gato, enfermeira e professora coordenadora na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, apresentou  uma análise detalhada do Relatório do Observatório da Fundação Nacional de Saúde, numa iniciativa realizada no Auditório João Lobo Antunes da Faculdade de Medicina de Lisboa. A sua intervenção focou-se na importância dos centros de saúde como pilar fundamental do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e na necessidade de reforçar os cuidados de proximidade.

MAIS LIDAS

Share This