Nem tudo melhora com a chegada da estação mais quente do ano e as picadas de insetos são o exemplo disso! Apesar de ocorrerem durante todo o ano, tornam-se mais frequentes no verão, o que se justifica pelo facto de, dadas as temperaturas mais altas, os insetos aumentarem a sua capacidade reprodutiva. São conhecidas, aproximadamente, um milhão de espécies diferentes em todo o mundo e, em Portugal, os principais insetos passam por mosquitos, moscas, abelhas, vespas, pulgas, piolhos e formigas. A curiosidade prende-se no facto de alguns destes insetos picarem, como é o caso das abelhas, vespas, formigas e aranhas, e outros morderem, como por exemplo mosquitos, moscas, pulgas e piolhos. Embora diferentes, as reações às picadas ou mordeduras são bastante semelhantes, podendo provocar irritações locais ou até mesmo reações alérgicas graves.
Após a picada, é frequente verificar-se vermelhidão, inchaço, prurido e dor na zona afetada. Outros sintomas, menos frequentes, podem obrigar a avaliação médica, nomeadamente dificuldade em respirar, inchaço nas pálpebras, orelhas, boca, mãos e pés, febre, náuseas ou vómitos, tonturas ou desmaio. Por estes motivos, é fundamental estar alerta após este incidente, principalmente em crianças e idosos. O tratamento das picadas é relativamente simples e deve seguir os seguintes passos:
- Começar por verificar se ficou o ferrão na pele – se sim, retirar com o auxílio de uma pinça (para o caso de ter sido uma picada de abelha ou vespa);
- Lavar a zona afetada com água fria corrente;
- Evitar coçar;
- Aplicar frio no local, de forma a diminuir o inchaço e aliviar o prurido;
- Aplicar uma pomada antialérgica ou loção calmante com calamina para aliviar os sintomas;
- Em caso de dor intensa, pode optar-se pela de um analgésico para alívio da mesma.
Sabendo que as picadas de insetos são frequentes e que podem ser um incómodo, não há nada melhor do que prevenir. A aplicação de repelentes nas áreas do corpo expostas ajuda a prevenir as picadas, principalmente em ambientes mais quentes e campestres. O repelente pode ser aplicado pela manhã, após a aplicação do protetor solar.
Nas Farmácias Holon encontra sempre um farmacêutico, com quem pode aconselhar-se sobre as melhores medidas farmacológicas, não farmacológicas e preventivas, para que as picadas de insetos não sejam mais um problema no seu verão!
0 Comments