OMS queixa-se que países estão a subnotificar óbitos e hospitalizações de Covid-19

9 de Agosto 2023

A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu esta quarta-feira aos países para não baixarem o alerta sobre a Covid-19, pese embora as melhorias, queixando-se que estão a ser subnotificados óbitos e hospitalizações.

Segundo a OMS, apenas 25% dos países no mundo reportaram em julho mortes por covid-19 e 11% comunicaram hospitalizações e entradas nas unidades de cuidados intensivos.

“Não significa que os restantes países tenham deixado de ter mortes e hospitalizações, apenas não as notificaram”, advertiu hoje, na conferência de imprensa regular da OMS, o diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Para Ghebreyesus, apesar de “o risco de morte e casos graves” ser “menor do que há um ano”, devido à crescente imunização da população, a OMS “continua a considerar alto o risco da covid-19 na saúde pública”.

“O vírus continua a circular em todos os países, continua a matar e a mutar”, alertou, assinalando, cauteloso, que “persiste o risco de surgir uma variante perigosa que possa causar um aumento repentino dos contágios e dos casos mortais”.

A OMS declarou em maio o fim da Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional, mas, de acordo com o diretor-geral, um comité de peritos continua a reunir-se periodicamente para analisar a resposta ao vírus SARS-CoV-2, na origem da Covid-19.

Seguindo as recomendações deste comité, Tedros Adhanom Ghebreyesus apelou hoje aos Estados-membros da OMS para que mantenham determinadas medidas de prevenção, como a imunização de grupos de risco, e informem a organização sobre os óbitos e hospitalizações.

A OMS contabilizou, desde o início da pandemia, em 2020, mais de 768 milhões de infetados no mundo e 6,9 milhões de mortos.

A Covid-19 é uma doença respiratória causada pelo SARS-CoV-2, um tipo de vírus detetado em finais de 2019 na China e que se disseminou rapidamente pelo mundo, assumindo várias variantes e subvariantes, umas mais contagiosas do que outras.

Desde 11 de março de 2020 que a Covid-19 é uma pandemia.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Foco de poluição detetado em praia do Algarve

Um foco de poluição foi detetado no sábado na praia de Cabanas Velhas, concelho de Vila do Bispo, no Algarve, desconhecendo-se as causas na origem deste incidente, revelou hoje a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

FNAM quer “endurecer a luta” em conjunto com todo o setor

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) decidiu hoje “endurecer a luta” contra as políticas do Governo para a saúde e vai reunir-se com os sindicatos das restantes classes profissionais do setor para definir um plano com esse objetivo.

Plano Nacional de Saúde em Movimento Arranca em Leiria

No próximo dia 14 de outubro de 2024, o Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, será o palco de lançamento do projeto “PNS em Movimento”, uma iniciativa que visa dar a conhecer o Plano Nacional de Saúde (PNS) 2030.

MAIS LIDAS

Share This