Infarmed suspende distribuição de soros e antibiótico contaminados

11 de Agosto 2023

O Infarmed suspendeu a distribuição de diversos lotes de soro glucosado e fisiológico, assim como de um medicamento antibiótico para terapia intravenosa, por ter sido detetada uma contaminação.

Segundo a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, estão abrangidos um lote de soro glucosado isotónico e outro de soro fisiológico, assim como seis lotes de Metronidazol Iv Braun.

Segundo explica o Infarmed, a decisão surgiu depois de ter sido detetado “um defeito de qualidade referente a uma contaminação cruzada dos recipientes da embalagem primária de medicamentos para perfusão”.

Além da suspensão imediata da distribuição, o Infarmed avisa que as entidades que possuam estes lotes de medicamento em stock não os podem vender, dispensar ou administrar, devendo devolve-los.

Os doentes que estejam a utilizar medicamentos pertencentes a estes lotes de medicamentos não devem interromper o tratamento, mas sim contactar o médico para o substituir por outro lote ou por um medicamento alternativo.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights