APDP traz a debate as novas tecnologias no tratamento da diabetes

16 de Agosto 2023

As novas tecnologias no tratamento da diabetes, os projetos pioneiros de prevenção da diabetes tipo 1, a remissão da diabetes tipo 2, a resposta global à diabetes, a sustentabilidade, a comunicação na educação terapêutica e o impacto da obesidade são os temas que irão marcar o 5.º Congresso Nacional da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP). O encontro terá lugar nos dias  23 e 24 de novembro, no Centro Ismaili de Lisboa.

Em comunicado, a APDP sublinha que o encontro irá contar com a participação de inúmeros profissionais de saúde e investigadores.

O encontro irá promover a discussão de tomas como a diabetes tipo 1, as particularidades da diabetes na mulher, o fígado gordo, a pré-diabetes, a doença renal, as doenças oftalmológicas provocadas pela diabetes, o papel da alimentação e a responsabilidade, individual e social, do ponto de vista da promoção da saúde.

João Filipe Raposo, presidente do congresso e diretor clínico da APDP afirmou na nota que o quinto congresso pretende ser “um momento de reflexão e de atualização científica sobre a dimensão clínica da diabetes mas também sobre a sua dimensão social e económica.”

“A diabetes é muito mais do que uma doença, tem impactos socioeconómicos significativos não só em Portugal mas a nível mundial e é importante que enquanto sociedade encontremos os melhores caminhos para o tratamento, para a prevenção e para o necessário apoio que as pessoas com diabetes, seus familiares e cuidadores necessitam.”, acrescentou

Carolina Neves e Rita Nortadas, médicas da APDP e membros da Comissão Organizadora, destacam “a diversidade dos temas que este ano serão abordados e que fazem deste congresso um momento de atualização fundamental para profissionais de saúde, de diferentes especialidades, que acompanham pessoas com diabetes.”

“É importante lembrar que há mais de um milhão de pessoas com diabetes em Portugal e que esta é uma doença que exige uma abordagem abrangente e colaborativa. O congresso da APDP vai ao encontro deste objetivo, promovendo o debate e a partilha das melhores práticas de prevenção e de cuidados às pessoas com diabetes numa perspetiva integrada e multidisciplinar”, apontou.

Além das sessões e dos debates, a APDP organiza ainda 3 workshops com os temas “Insulinoterapia” e “Pé diabético e Neuropatia e “Vacinação”.

As inscrições já estão disponíveis aqui.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AMI e IPST promovem prevenção e dádiva de sangue no ArrábidaShopping

No Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, o ArrábidaShopping acolhe uma ação solidária com rastreios gratuitos e colheitas de sangue. A iniciativa, promovida pela AMI e pelo IPST, visa sensibilizar para a importância da saúde preventiva e do altruísmo na dádiva de sangue.

Investimento de 4 milhões em saúde nos Foros de Amora

A construção da Unidade de Saúde dos Foros de Amora arranca a 10 de abril na Quinta da Charnequinha. Este equipamento estratégico, com capacidade para 28 mil utentes e um custo de 4 milhões de euros, visa reduzir desigualdades no acesso à saúde no Seixal.

Redução da mortalidade e internamentos por DPOC em Portugal, revela relatório do ONDR 2024

O Relatório do Observatório Nacional das Doenças Respiratórias (ONDR) de 2024, que acaba de ser divulgado pela Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP), evidenciou uma tendência geral de redução nos internamentos e na mortalidade associada à Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) nos últimos cinco anos, em Portugal, à exceção dos anos de pandemia (2020-2021).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights