Pentágono garante assistência a militares no aborto e saúde reprodutiva

16 de Agosto 2023

O departamento de Defesa dos Estados Unidos garantiu esta terça-feira que vai continuar a dar assistência a militares que queiram interromper uma gravidez, se assim o desejarem, mesmo que haja oposição e bloqueio de um senador republicano.

“Não vamos mudar a nossa política, que garante a todos os membros das forças armadas o acesso justo a cuidados de saúde reprodutiva”, disse a porta-voz do Pentágono, Sabrina Singh, em declarações aos jornalistas.

O senador do estado do Alabama, o republicano Tommy Tuberville, opõe-se a uma política do Pentágono de assistência financeira a militares que precisem de viajar para fazer abortos, por vários estados terem abolido o direito à interrupção da gravidez após uma decisão do Supremo Tribunal no ano passado.

Por causa dessa oposição, o senador está há vários meses a bloquear deliberadamente centenas de indicações para cargos militares.

A Marinha norte-americana, o Exército e os Fuzileiros Navais estão sem líder, por causa dos bloqueios do senador do Alabama.

O almirante Mike Gilday deixou o cargo de chefe da Marinha dos Estados Unidos na segunda-feira, e a sucessora designada, Lisa Franchetti, ainda não foi confirmada para o cargo pelo Senado norte-americano.

A almirante Lisa Franchetti, atual número dois e a primeira mulher indicada para comandar a Marinha dos Estados Unidos, combinará os dois cargos e atuará como interina.

Os chefes do Exército e do Corpo de Fuzileiros Navais estão na mesma situação, e a preocupação está a aumentar, já que Mark Milley, Chefe do Estado-Maior Conjunto dos EUA, também está de saída.

O Senado pode anular essa obstrução realizando uma votação em cada nomeação, mas o processo torna-se muito mais longo do que o procedimento habitual de aprovação por unanimidade, sem votos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Foco de poluição detetado em praia do Algarve

Um foco de poluição foi detetado no sábado na praia de Cabanas Velhas, concelho de Vila do Bispo, no Algarve, desconhecendo-se as causas na origem deste incidente, revelou hoje a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

FNAM quer “endurecer a luta” em conjunto com todo o setor

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) decidiu hoje “endurecer a luta” contra as políticas do Governo para a saúde e vai reunir-se com os sindicatos das restantes classes profissionais do setor para definir um plano com esse objetivo.

Plano Nacional de Saúde em Movimento Arranca em Leiria

No próximo dia 14 de outubro de 2024, o Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, será o palco de lançamento do projeto “PNS em Movimento”, uma iniciativa que visa dar a conhecer o Plano Nacional de Saúde (PNS) 2030.

MAIS LIDAS

Share This