BE diz que Governo Regional dos Açores está em incumprimento com unidades de saúde em 30ME

17 de Agosto 2023

O BE/Açores acusou esta quinta-feira o Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) de estar em “incumprimento” nas transferências para as unidades de saúde de ilha da região em montante que ultrapassa os 30 milhões de euros.

“O BE/Açores quer saber como e quando vai o Governo Regional pagar os milhões de euros que não foram transferidos do Orçamento Regional para as unidades de saúde da região nos anos de 2021 e 2022, que contribui para a asfixia financeira destas entidades, já muito condicionadas pelo seu crónico subfinanciamento”, afirma o partido, em nota de imprensa.

De acordo com o BE/Açores, os relatórios de gestão das unidades de saúde de 2021 e 2022 “mostram que para as Unidades de Saúde de ilha de São Miguel e Terceira não foram transferidos mais de 30 milhões de euros”.

O Bloco considera que o Governo Regional “deve explicações aos açorianos sobre quando e como vai regularizar esta dívida, uma vez que está comprometido com o endividamento zero para este ano”.

Aquela força política da oposição teme um “agravamento em 2023, sobretudo das dívidas a fornecedores, uma vez que o Governo Regional de direita está impedido de recorrer a endividamento financeiro”.

Pretende-se que o Governo Regional “esclareça se a sua opção for não pagar as dívidas às unidades de saúde de ilha, de que modo é que as vai anular”.

O BE/Açores aponta que “esta situação foi detetada em resposta a um requerimento enviado pelo BE ao Governo Regional, a solicitar os relatórios de gestão das unidades de saúde de ilha, o que demonstra a necessidade de tornar estes relatórios públicos para evitar a utilização deste tipo de subterfúgio”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights