Programa Alimentar Mundial pede 408ME para evitar mais fome no Sudão do Sul

14 de Junho 2022

O Programa Alimentar Mundial (PAM) precisa de 408 milhões de euros nos próximos seis meses para evitar uma situação de fome no Sudão do Sul, alertou o diretor nacional da organização no país.

“Já estamos em crise, mas precisamos de retomar a distribuição da ajuda em áreas onde fomos forçados a suspendê-la, para evitar que as pessoas passem fome, e para o fazer precisamos de 426 milhões de dólares [408 milhões de euros] nos próximos seis meses”, disse Adeyinka Badejo, citado pela agência de notícias France-Presse (AFP).

O país mais jovem do mundo, o Sudão do Sul vive uma instabilidade crónica desde a sua independência do Sudão, em 2011.

Entre 2013 e 2018, precipitou-se numa sangrenta guerra civil entre os inimigos políticos Riek Machar e Salva Kiir, que resultou em quase 400.000 mortos e milhões de deslocados.

Um acordo de paz assinado em 2018 levou à divisão do poder num governo de unidade nacional empossado em fevereiro de 2020, com Kiir como Presidente e Machar como vice-presidente.

Todavia, muitas das disposições continuam em grande parte por cumprir, principalmente devido à persistente tensão entre os dois.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights