A medida foi anunciada na Conferência Luso-Brasileira de Gestão em Diálise, uma iniciativa que conta com a parceria da ANADIAL, e que está a decorrer, nos dias 24 e 25 de agosto, na cidade de São Paulo.
“Foi com entusiasmo que recebemos esta notícia que vai permitir aumentar a consciencialização, no Brasil, para a doença renal crónica, para a sua prevenção e diagnóstico precoce, e para a diálise, enquanto tratamento que salva a vida dos doentes. Infelizmente, em Portugal, ainda não temos instituído um Dia Nacional que celebre o contributo fundamental que a diálise tem na vida de todos os doentes renais crónicos”, comenta Sofia Correia de Barros, presidente da ANADIAL.
O Dia Nacional da Diálise foi uma iniciativa promovida pela Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT), uma entidade sem fins lucrativos, e que contou com o apoio de diversas instituições, como a Sociedade Brasileira de Nefrologia.
Atualmente, de acordo com os dados da ABCDT, há cerca de 800 centros de diálise no Brasil que, juntos, atendem quase 150 mil doentes renais crónicos.
PR/HN/RA
0 Comments