APEF apela ao diagnóstico e tratamento precoce da Colangite Biliar Primária

30 de Agosto 2023

A Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) anunciou no início da semana a promoção de uma ação de consciencialização para a Colangite Biliar Primária (CBP). Os especialistas querem chamar a atenção para a importância do diagnóstico e tratamento precoce.

De acordo com a APEF, a Colangite Biliar Primária uma doença crónica e silenciosa, que atinge maioritariamente as mulheres, entre os 40 e os 60 anos.

Arsénio Santos, presidente da associação esclarece que “a Colangite Biliar Primária é uma doença crónica cuja causa ainda está por identificar. Em muitos casos, a doença mantém-se ligeira ou moderada, sem perturbações do funcionamento do fígado. Sabe-se que é uma condição autoimune, que se manifesta através de inflamação nas ramificações intra-hepáticas das vias biliares”.

Os sintomas iniciais mais comuns são fadiga e comichão na pele (prurido). Embora menos frequentes, existem também outras manifestações a ter em conta, tais como: dor abdominal; escurecimento da pele; pequenas manchas amarelas ou brancas sob a pele ou ao redor dos olhos.

Apesar de não ter cura, esta doença tem tratamento se for diagnosticada atempadamente.

“A deteção [da Colangite Biliar Primária] pode ser feita precocemente, através de análises ao sangue, ao detetar alteração das análises hepáticas, principalmente da fosfatase alcalina. A verdade é que o tratamento evita, na maioria das vezes, a sua complicação mais temível, que é a evolução para cirrose hepática. A cirrose é a quarta maior causa de morte precoce em Portugal e, em muitos casos, só é solucionada através do transplante de fígado”, realça Arsénio Santos.

De acordo com a progressão da doença, podem surgir sintomas associados à cirrose: icterícia, acumulação de líquido no abdómen ou em outras partes do corpo (ascite) e sangramento interno na parte superior do estômago e do esófago, devido à dilatação das veias (varizes). A osteoporose é outra das complicações da CBP. Apesar de ser mais comum em fases finais da doença, também pode ocorrer inicialmente. Além disso, as pessoas com cirrose apresentam risco aumentado de cancro do fígado (carcinoma hepatocelular).

Em Portugal, estima-se que existam cerca de 2 mil casos de Colangite Biliar Primária.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights