Mpox: União Europeia dá ajuda de 350 mil euros à RDCongo para combater epidemia

30 de Agosto 2023

A União Europeia (UE) anunciou esta terça-feira que concedeu uma ajuda de 350 mil euros para a luta contra a epidemia de mpox na República Democrática do Congo (RDCongo).

As autoridades de saúde congolesas relatam quase 9.000 casos de mpox no país e 500 mortes este ano, referiu num comunicado a delegação da UE na RDCongo, acrescentando que a província de Maniema (leste) é a mais afetada.

A epidemia de mpox (também conhecida como varíola dos macacos) alastra e chegou à capital, Kinshasa, onde “dois pacientes foram confirmados e tratados na semana passada”, acrescentou.

Esta situação levou a UE a “intensificar o seu apoio e alargá-lo a três novas zonas de saúde em Maniema, através do reforço das capacidades de resposta, incluindo através da vigilância, sensibilização da comunidade, diagnóstico e tratamento”.

Os 350 mil euros da União Europeia destinam-se à Alima, uma organização médica humanitária presente na RDCongo, para o desenvolvimento de um projeto de cinco meses.

Esses fundos ajudarão a organização em múltiplas funções, afirmou Johan Heffinck, chefe de gabinete do ECHO (Operações de Proteção Civil e Ajuda Humanitária da Comissão Europeia), destacando as respostas a “necessidades urgentes e críticas relacionadas com treino e capacitação em vigilância de doenças, gestão de casos e prevenção de infeções e preparação para resposta a surtos e capacitação de pessoal, estruturas e sistema de saúde”.

A doença, relatada pela primeira vez em humanos em 1970 na RDCongo, é caracterizada por erupções cutâneas e podem ser acompanhadas por surtos de febre, dor de garganta ou dor nos gânglios linfáticos.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou na sexta-feira para um “aumento dos casos” do vírus mpox “nos últimos dois meses em África e na Ásia”, apesar de ter declarado o fim deste tipo de infeção como emergência sanitária em maio passado.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights