PS de Ovar culpa “ambiguidades” do PSD por mudança dos utentes para Aveiro

11 de Setembro 2023

O PS de Ovar defendeu hoje que foram as “ambiguidades” do PSD a prejudicar a população local desde o início do processo que determinou que em 2024 os seus utentes ficarão afetos aos hospitais de Aveiro e Coimbra.

Em causa está o novo formato de gestão definido para as Unidades Locais de Saúde (ULS), que em janeiro passarão a reunir sob a mesma direção hospitais e centros de saúde de determinada área geográfica, numa decisão em que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) determinou que Ovar passará a ser seguido em Aveiro e Coimbra – e não em Santa Maria da Feira e Vila Nova de Gaia, como acontecia há décadas, a menor distância e com menos custos para a população vareira.

Após protestos cívicos e tomadas de posição por diferentes partidos insistindo no erro do Governo, esse deu no final de agosto como certo que a população de Ovar será encaminhada para Aveiro e, já depois de uma primeira crítica a essa decisão “incompreensível”, o PS reafirma hoje que PSD e Câmara de Ovar são os culpados por esse resultado.

“Não podemos aceitar as ambiguidades do presidente da Câmara Municipal de Ovar e do PSD de Ovar, que tanto têm prejudicado os ovarenses no que aos cuidados e acesso à saúde diz respeito”, diz o comunicado assinado pelo líder local dos socialistas, Emanuel Oliveira.

No mesmo documento acrescenta: “Mais do que uma possível derrota, o que não perdoamos a Salvador Malheiro e ao PSD é a sua demissão da luta pelos interesses dos ovarenses, contra a integração na ULS de Aveiro”.

A Câmara Municipal de Ovar convocou para terça-feira uma conferência de imprensa para “explicar a sua posição frontalmente contra a integração do Hospital Francisco Zagalo [de Ovar] na ULS de Aveiro”, referindo que a decisão do Governo “surpreendeu e indignou os autarcas locais, considerando as várias reuniões e diligências efetuadas junto das mais altas entidades em matéria de saúde em Portugal, incluindo o Ministro da Saúde, que manteve sempre a possibilidade de integração do hospital de Ovar na ULS Entre Douro e Vouga”.

Lembrando que em dezembro de 2022 o presidente da câmara considerou as preocupações do PS sobre o assunto “alarmistas”, “prematuras” e “despropositadas”, o porta-voz dos socialistas questiona no comunicado: “Porque se remeteram ao silêncio Salvador Malheiro e o PSD quando a CIRA [Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiroa] acolheu a possibilidade de integração de Ovar na ULS de Aveiro? (…) Porque não fez o presidente da Câmara, até há pouco tempo vice-presidente nacional do PSD e presidente da Distrital de Aveiro, todas as diligências para que Ovar fosse objeto de discussão séria na Assembleia da República, em vez de diluir o concelho num projeto dedicado ao tema da interioridade, quando até somos uma cidade costeira?”.

Emanuel Oliveira recorda que o diretor-executivo do SNS afirmou, em dezembro de 2022, que a integração de Ovar na ULS de Aveiro não mereceu a oposição dos autarcas representados na CIRA – “da qual Salvador Malheiro é vice-presidente”, realça – e acrescenta que a decisão do Governo contrasta “em absoluto com o projeto de resolução apresentado pelos deputados do PS”, que, juntamente com outros partidos, defendeu a integração na ULS do Entre Douro e Vouga, com sede em Santa Maria da Feira.

O presidente do PS de Ovar acrescenta que “a 19 de abril de 2023, em pleno Conselho Intermunicipal da CIRA”, o presidente da câmara abandonou a sala da reunião alegando conflito de interesses “para assim não votar contra o Plano de Negócio que incluía o município de Ovar na ULS Aveiro”, o que, para os socialistas, representa “anuir por falta de uma tomada de posição clara, no momento certo”.

Depois de já antes ter pedido a demissão do ministro da Saúde, Emanuel Oliveira insiste que Manuel Pizarro “não pode mais continuar a escudar-se na aceitação [da mudança para Aveiro por parte] do presidente da Câmara de Ovar e do seu executivo” e deve “reverter qualquer decisão ou intenção de integrar o concelho na ULS de Aveiro”, formalizando a inclusão na da Feira.

O comunicado do PS tem como anexo uma publicação do PSD que, em dezembro de 2022, considerava “prematuro e despropositado qualquer alarmismo” sobre o assunto. Inclui também uma carta da CIRA, datada de fevereiro de 2023 e assinada pelo respetivo presidente, Ribau Esteves, em que se lê: “Com a ULS de Aveiro vamos ter serviços de saúde primários e hospitalares de qualidade e proximidade, em todos os 11 municípios associados da CIRA, coma a ativa participação nesse processo dos hospitais de Aveiro, Águeda, Estarreja e Ovar”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Serviço de Pediatria da Unidade Hospitalar de Caldas da Rainha recebe Certificação da Qualidade de nível Bom

O Serviço de Pediatria da Unidade Hospitalar de Caldas da Rainha, pertencente à Unidade Local de Saúde do Oeste (ULS Oeste), foi distinguido com a Certificação da Qualidade de ‘Nível Bom’ pelo Departamento da Qualidade da Direção-Geral da Saúde (DGS), segundo o modelo da Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA), adotado pelo Ministério da Saúde. 

Rafaela Rosário: “A literacia em saúde organizacional pode ser muito relevante para promover a saúde em crianças”

No II Encontro de Literacia em Saúde em Viana do Castelo, a investigadora Rafaela Rosário apresentou os resultados de um estudo pioneiro desenvolvido em escolas TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, instituições localizadas em contextos socioeconomicamente vulneráveis que recebem apoio específico do governo para combater o insucesso escolar e a exclusão social. A investigação demonstrou como uma abordagem organizacional, envolvendo professores, famílias e a própria comunidade escolar, conseguiu reverter indicadores de obesidade infantil e melhorar hábitos de saúde através de intervenções estruturadas nestes contextos desfavorecidos

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

Projeto do Centro Académico e Clínico de Coimbra vence Prémio Healthcare Excellence 2025 da APAH

O projeto “Implementação de uma Unidade de Ensaios Clínicos Académicos na ULS de Coimbra: Modelo de Apoio Integrado para Investigação Translacional com Impacto Real na Saúde da População” foi o vencedor da 12.ª edição do Prémio Healthcare Excellence 2025, atribuído pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) em parceria com a AbbVie. 

A formação da opinião está a ser comandada por algoritmos

O advogado Adolfo Mesquita Nunes afirma, em entrevista à Lusa, que o processo de formação de opinião já não está a ser mediado por jornais, televisão ou amigos, mas por algoritmos, ou seja, tornou-se mais passivo.

ULS da Cova da Beira celebra 15 anos com mais de 220 nascimentos através de Procriação Medicamente Assistida

O Serviço de Medicina Reprodutiva da Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira assinala este domingo 15 anos de atividade, tendo realizado tratamentos que resultaram no nascimento de mais de 220 bebés. Esta é a única estrutura do setor público localizada no interior de Portugal com capacidade para oferecer uma resposta integrada e completa em todas as valências da Procriação Medicamente Assistida (PMA).

Coimbra intensifica campanha de vacinação com mais de 115 mil doses administradas

A Unidade Local de Saúde de Coimbra registou já 71.201 vacinas contra a gripe e 43.840 contra a COVID-19, num apelo renovado à população elegível. A diretora clínica hospitalar, Cláudia Nazareth, reforça a importância da imunização para prevenir casos graves e reduzir hospitalizações, com mais de 17 mil doses administradas apenas na última semana

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights