Dar a Volta à DII: Novo episódio derruba mitos com nutricionista Carla Guimarães

19 de Setembro 2023

Quando o diagnóstico de doença inflamatória do intestino (DII) chega, uma das maiores preocupações é a alimentação. No novo episódio de Dar a Volta à DII, a nutricionista Carla Guimarães esclarece os doentes.

Existem mitos e teorias que são assumidas como verdades pelas pessoas que vivem com a doença, como por exemplo não poder comer fruta, legumes, ou alimentos com glúten, entre outros alimentos. No entanto, estas restrições alimentares poderão ter um impacto negativo no estado nutricional das pessoas que vivem com esta patologia.

“É essencial ter um bom estado nutricional. Porque uma pessoa bem nutrida tem capacidade de combater melhor a doença, reduzindo a inflamação e potenciando a cicatrização da mucosa intestinal”, esclareceu a nutricionista Carla Guimarães, no segundo episódio da 8.ª temporada de Dar a Volta à DII, disponível aqui.

“A alimentação pode ser usada também para controlar a sintomatologia associada à doença inflamatória intestinal”, frisou ainda a profissional de saúde, em conversa com Marina Caldas, no novo episódio, publicado no canal de Youtube da Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino (APDI).

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cerca de 44 mil pessoas pessoas morreram em 2023 vítimas do VIH/sida em Moçambique

“Não queremos dizer que estamos satisfeitos com 44 mil mortes. Esses números preocupam-nos, principalmente os de pessoas que estão a morrer em resultado de não estarem a fazer tratamento e, se estão, não o fazem corretamente”, disse o secretário executivo do Conselho Nacional do Combate à Sida, Francisco Mbofana, em conferência de imprensa, antecipando o dia mundial da luta contra VIH/Sida, que se assinala anualmente em 01 de dezembro.

Ana Escoval: “Boas práticas e inovação lideram transformação do SNS”

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, Ana Escoval, da Direção da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar, destaca o papel do 10º Congresso Internacional dos Hospitais e do Prémio de Boas Práticas em Saúde na transformação do SNS. O evento promove a partilha de práticas inovadoras, abordando desafios como a gestão de talento, cooperação público-privada e sustentabilidade no setor da saúde.

Fundador da Joaquim Chaves Saúde morre aos 94 anos

O farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde, morreu hoje aos 94 anos, anunciou o grupo, afirmando que foi “referência incontornável na área da saúde” em Portugal.

Sónia Dias: “Ciência da Implementação pode ser catalisador para adoção de políticas baseadas em evidências”

Numa entrevista exclusiva ao Healthnews, Sónia Dias, Diretora da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA), destaca a criação do Knowledge Center em Ciência da Implementação e o lançamento da Rede Portuguesa de Ciência da Implementação como iniciativas estratégicas para “encontrar soluções concretas, promover as melhores práticas e capacitar profissionais e organizações para lidarem com os desafios complexos da saúde”

MAIS LIDAS

Share This