Dar a Volta à DII: Novo episódio derruba mitos com nutricionista Carla Guimarães

19 de Setembro 2023

Quando o diagnóstico de doença inflamatória do intestino (DII) chega, uma das maiores preocupações é a alimentação. No novo episódio de Dar a Volta à DII, a nutricionista Carla Guimarães esclarece os doentes.

Existem mitos e teorias que são assumidas como verdades pelas pessoas que vivem com a doença, como por exemplo não poder comer fruta, legumes, ou alimentos com glúten, entre outros alimentos. No entanto, estas restrições alimentares poderão ter um impacto negativo no estado nutricional das pessoas que vivem com esta patologia.

“É essencial ter um bom estado nutricional. Porque uma pessoa bem nutrida tem capacidade de combater melhor a doença, reduzindo a inflamação e potenciando a cicatrização da mucosa intestinal”, esclareceu a nutricionista Carla Guimarães, no segundo episódio da 8.ª temporada de Dar a Volta à DII, disponível aqui.

“A alimentação pode ser usada também para controlar a sintomatologia associada à doença inflamatória intestinal”, frisou ainda a profissional de saúde, em conversa com Marina Caldas, no novo episódio, publicado no canal de Youtube da Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino (APDI).

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Centro Académico e Clínico de Coimbra lidera inovação e investigação clínica em Portugal

O Centro Académico e Clínico de Coimbra (CACC), da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra e da Universidade de Coimbra (UC), assinalou ontem, dia 20 de maio, o Dia Internacional dos Ensaios Clínicos, destacando o papel de ensaios clínicos da iniciativa do investigador na instituição. A sessão refletiu o compromisso do CACC com a partilha de conhecimento e a valorização da investigação translacional no contexto académico e clínico nacional.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights