Primeira vacina contra o coronavírus bovino para proteger os vitelos recém-nascidos

21 de Setembro 2023

A MSD Animal Health, uma divisão da Merck & Co., anunciou hoje que a Comissão Europeia lhe concedeu autorização de comercialização da sua vacina contra o coronavírus bovino (BCoV).

A vacina viva intranasal pode ser utilizada para imunização ativa de vitelos a partir do dia do nascimento, de forma a reduzir os sinais clínicos de doença do trato respiratório superior e a disseminação nasal do vírus da infeção com coronavírus bovino (BCoV).

O BCoV é um membro de uma família de vírus associados a doenças entéricas e respiratórias em ruminantes. O BCoV está bem estabelecido como uma causa da Diarreia Neonatal do Vitelo. Além disso, quando presente nas vias respiratórias dos bovinos, o BCoV aumenta o risco de Doenças Respiratórias Bovinas (BRD), resultando em infeções respiratórias com lesões histopatológicas e sinais clínicos. O BRD é uma das doenças mais comuns e dispendiosas nos vitelos.

“Os resultados preliminares de um estudo de campo apresentado no Congresso Mundial de Buiatria 2022 indicam que o BCoV está normalmente presente tanto nas vias respiratórias como entéricas na população de bovinos de leite, sendo todos os rebanhos seropositivos ao vírus e estando o vírus presente nas vias respiratórias de 73% das manadas”, sublinha Geert Vertenten. Ph.D., DVM, diretor técnico global, biológico de ruminantes, na MSD Animal Health. Esta vacina, a única licenciada na UE contra o BCoV que pode ser administrada no primeiro dia de vida, oferece aos jovens vitelos a mais precoce proteção contra este patógeno endémico mundial”.

A vacina permite aos criadores e Médicos Veterinários administrarem com segurança e eficácia a proteção contra a família de vírus BCoV numa única vacinação intranasal, que pode chegar rapidamente ao local de ação. Outro benefício da vacinação intranasal é a sua eficácia quando administrada a um animal recém-nascido na presença de anticorpos maternos encontrados no colostro – que um bezerro ingere da sua mãe durante os seus primeiros dias de vida. O início da imunidade começa cinco dias após a administração, com uma duração de 12 semanas.

NR/HN

 

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights