Primeira vacina contra o coronavírus bovino para proteger os vitelos recém-nascidos

21 de Setembro 2023

A MSD Animal Health, uma divisão da Merck & Co., anunciou hoje que a Comissão Europeia lhe concedeu autorização de comercialização da sua vacina contra o coronavírus bovino (BCoV).

A vacina viva intranasal pode ser utilizada para imunização ativa de vitelos a partir do dia do nascimento, de forma a reduzir os sinais clínicos de doença do trato respiratório superior e a disseminação nasal do vírus da infeção com coronavírus bovino (BCoV).

O BCoV é um membro de uma família de vírus associados a doenças entéricas e respiratórias em ruminantes. O BCoV está bem estabelecido como uma causa da Diarreia Neonatal do Vitelo. Além disso, quando presente nas vias respiratórias dos bovinos, o BCoV aumenta o risco de Doenças Respiratórias Bovinas (BRD), resultando em infeções respiratórias com lesões histopatológicas e sinais clínicos. O BRD é uma das doenças mais comuns e dispendiosas nos vitelos.

“Os resultados preliminares de um estudo de campo apresentado no Congresso Mundial de Buiatria 2022 indicam que o BCoV está normalmente presente tanto nas vias respiratórias como entéricas na população de bovinos de leite, sendo todos os rebanhos seropositivos ao vírus e estando o vírus presente nas vias respiratórias de 73% das manadas”, sublinha Geert Vertenten. Ph.D., DVM, diretor técnico global, biológico de ruminantes, na MSD Animal Health. Esta vacina, a única licenciada na UE contra o BCoV que pode ser administrada no primeiro dia de vida, oferece aos jovens vitelos a mais precoce proteção contra este patógeno endémico mundial”.

A vacina permite aos criadores e Médicos Veterinários administrarem com segurança e eficácia a proteção contra a família de vírus BCoV numa única vacinação intranasal, que pode chegar rapidamente ao local de ação. Outro benefício da vacinação intranasal é a sua eficácia quando administrada a um animal recém-nascido na presença de anticorpos maternos encontrados no colostro – que um bezerro ingere da sua mãe durante os seus primeiros dias de vida. O início da imunidade começa cinco dias após a administração, com uma duração de 12 semanas.

NR/HN

 

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Miguel Quintas Neves: “Sou um apaixonado pela neurorradiologia em todas as suas manifestações”

Miguel Quintas Neves, neurorradiologista do Hospital de Braga, foi o primeiro português distinguido pela Sociedade Europeia de Neurorradiologia com o prémio de melhor trabalho científico do ano, entregue no passado dia 21 de setembro em Viena de Áustria. Em entrevista ao HealthNews, o médico explicou em que consiste o trabalho vencedor, sobre tauopatia primária relacionada com a idade (PART), falou-nos da paixão pela neurorradiologia, “em todas as suas manifestações”, e criticou a falta de investimento em investigação em Portugal.

Siemens Healthineers: “Já estamos bem na frente em termos de tecnologia, procedimentos, imagem e baixa dose de radiação”

O HealthNews viajou até ao coração da Siemens Healthineers para saber mais sobre a atual tecnologia ao serviço da saúde. “Tem ainda muita coisa para vir no futuro, (…) mas hoje nós já estamos bem na frente em termos de tecnologia, procedimentos, imagem e baixa dose de radiação”, disse Frederico Pasquarelli, Head of Advanced Therapies para o sul da Europa.

A insustentável mentira AME(N), Marta

Isabel Santiago
Professora Auxiliar Convidada e Investigadora em Comunicação em Saúde, IMPSP – Faculdade de Medicina, ULisboa

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights