Médicos moçambicanos retomam hoje atividades após suspensão de greve

23 de Dezembro 2022

Os médicos moçambicanos retomaram esta sexta-feira as atividades após anunciarem a suspensão da greve por um mês, que contesta a aplicação da nova Tabela Salarial Única (TSU), para fazerem face à época das festas.

“A classe médica decidiu conceder um período de graça ao povo moçambicano suspendendo provisoriamente a terceira greve nacional dos médicos”, disse Milton Tatia, presidente da Associação Médica de Moçambique (AMM), à comunicação social, após uma reunião da associação na quinta-feira.

A greve de 21 dias iniciou-se no dia 05 e contava com a adesão de mais de dois mil médicos, segundo a associação.

Milton Tatia referiu que a suspensão da greve visa “permitir que o povo moçambicano possa passar as festas [de Natal e de fim de ano] da melhor maneira possível”, beneficiando dos cuidados médicos.

Além da quadra festiva, os médicos suspenderam a greve também em resposta a um pedido feito pelos seus pacientes para que voltassem a trabalhar e a um apelo ao diálogo feito pelo Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi.

O chefe de Estado manifestou “abertura para um diálogo franco, com vista a encontrar, no mais curto espaço de tempo, soluções para o cumprimento das leis”, referiu o presidente da associação médica.

Em novembro, os médicos adiaram a greve, após encontros com os ministros da Economia e da Saúde, para “dar tempo ao Governo” de “implementar os princípios acordados”.

No entanto, dos 12 pontos de discórdia, foram alcançados acordos em oito, mas a associação diz que o Governo moçambicano cumpriu “apenas três”.

A AMM aponta a “mudança constante de interlocutores por parte do Governo” e a falta de transparência sobre a “forma como os salários dos médicos estão a ser ou não processados” como alguns dos pontos que determinaram o fracasso das negociações até esta altura.

A implementação da TSU está a ser alvo de forte contestação por parte de várias classes profissionais, nomeadamente médicos, juízes e professores.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights