Luís Marques Mendes: Sem acordo, Governo e médicos “correm o risco de todos perderem”

29 de Setembro 2023

"É preciso abrir os cordões à bolsa. Isso é essencial" para resolver um problema que é político, não técnico. Sem acordo, médicos e Governo "correm o risco de todos perderem", sublinhou Luís Marques Mendes, esta sexta-feira, no Global Health Forum.

O Global Health Forum, que ocupa hoje e amanhã o Centro de Congressos do Estoril, “tem a tribo da saúde alargada”, disse o Chairman, Adalberto Campos Fernandes.

Na sessão de abertura, o que o ministro da Saúde referiu “é tudo verdade”, mas Pizarro escondeu que “os resultados são piores do que eram antes”, e se há mais investimento e menos resultados, “alguma coisa está a falhar”, afirmou Luís Marques Mendes, que subiu ao palco para uma conversa com Fernando Araújo e a jornalista Maria Elisa Domingues.

Luís Marques Mendes dirigiu um pedido urgente aos profissionais de saúde, nomeadamente aos médicos, e ao Governo: haver um pacto para a saúde negociado numa perspetiva de curto e médio prazo. Para Maques Mendes, é a única forma de resolver o elefante na sala, a decisão dos médicos de não ultrapassar as 150 horas extraordinárias anuais. Sem acordo, “correm o risco de todos perderem”.

“É preciso abrir os cordões à bolsa. Isso é essencial” para resolver um problema que é político, não técnico. Segundo Marques Mendes, não falta competência entre os profissionais de saúde, nem ao diretor executivo do SNS. Contudo, Fernando Araújo “corre o risco de ser a pessoa certa no tempo errado”.

Fernando Araújo garantiu que a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde tem estado a trabalhar “de forma intensa”. Porém, continua sem estatutos – uma “perfeita anormalidade” na perspetiva de Marques Mendes, que frisou que “o assunto está no Ministério da Saúde”.

O diretor executivo reconheceu que é preciso agir prontamente. Ou temos reformas rápidas ou corremos o risco de perder o SNS tal como o conhecemos, alertou o médico.

Hoje, o ministro da Saúde mencionou alguns problemas: tempos de espera “inaceitáveis” em alguns lugares, insatisfação dos profissionais de saúde e número de portugueses sem médico de família. Há, portanto, uma necessidade de alterar profundamente o sistema, mas, por outro lado, “somos vítimas do nosso sucesso”: longevidade é acompanhada do aumento das necessidades em saúde; evolução tecnológica obriga a mais recursos. De acordo com o ministro, é preciso apostar na promoção da saúde.

HN/RA

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

Finalistas do concurso “Três Minutos de Tese” da UAlg já são conhecidos

A apresentação pública das candidaturas selecionadas na primeira fase do concurso “Três Minutos de Tese (3MT-UAlg)” vai realizar-se no dia 11 de maio, às 14h30, no anfiteatro 1.5 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha. Foram selecionados 25 candidatos, dos 53 que se apresentaram a concurso.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights