OM profundamente preocupada com SNS

10 de Outubro 2023

A Assembleia de Representantes da Ordem dos Médicos manifestou esta terça-feira “profunda preocupação” com o momento “particularmente difícil” vivido no SNS e defendeu uma ação urgente do Governo, avisando que, se nada for feito, a situação tornar-se-á insustentável em novembro.

“Este é o momento de união dos médicos e das estruturas médicas, num tempo particularmente difícil, que exige uma resposta e uma intervenção rápida do Governo”, defendeu o bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Carlos Cortes, que reuniu a Assembleia de Representantes com o objetivo de ouvir os seus membros e analisar o atual momento do SNS, “o mais complexo que enfrenta desde a sua fundação”.

Na reunião, que juntou cerca de uma centena de clínicos de todo o país, o órgão da Ordem dos Médicos com maior representatividade mostrou “total apoio” à posição defendida pelo bastonário e pelo Conselho Nacional em relação às medidas para defender o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e melhorar as condições de trabalho dos médicos, adianta a OM em comunicado.

Manifestou também “profunda preocupação” com a atual conjuntura do Serviço Nacional de Saúde e as dificuldades que médicos e doentes enfrentam em vários hospitais, de norte a sul do país.

Para Carlos Cortes, é necessária “uma ação urgente e consequente do Governo para fazer face às dificuldades que afetam o SNS, e que irão agravar-se rapidamente se nada for feito”.

“Não serão suficientes medidas pontuais. É preciso repensar o SNS, na planificação dos seus recursos, no seu modelo de organização”, alertou Carlos Cortes, citado no comunicado.

No seu entender, a defesa de cuidados médicos de qualidade é um dever estatutário e deontológico da Ordem dos Médicos.

“A Ordem dos Médicos está empenhada em promover o diálogo e na defesa de todas as medidas de elementar justiça, de respeito e que dignifiquem o trabalho dos médicos. Hoje, os cuidados de saúde e a segurança dos doentes estão dependentes da intervenção do Governo para a melhoria do SNS. Esta situação, se nada for feito, tornar-se-á insustentável já no mês de novembro, comprometendo gravemente a capacidade de resposta de todo o SNS”, advertiu.

O bastonário realçou que “a saúde mudou profundamente nestas últimas décadas, mas os sucessivos Governos continuam a olhar para o SNS como há 40 anos, na altura da sua criação”.

Algumas das reivindicações apresentadas pela Ordem dos Médicos são a defesa da qualidade da formação médica, a valorização do papel dos médicos, traduzida em condições de trabalho adequadas e numa carreira médica justa e com progressão.

As estruturas representativas dos médicos vão reunir-se em Fórum Médico no próximo dia 16 de outubro, às 15:30, na Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights