Aprovada linha nacional de prevenção do suicídio e estudo de saúde mental

13 de Outubro 2023

O parlamento aprovou esta sexta-feira na generalidade as iniciativas de Livre e BE sobre a criação de uma linha nacional de prevenção do suicídio e de comportamentos autolesivos e a realização de um novo estudo epidemiológico de saúde mental.

Os projetos de lei foram aprovados por unanimidade na generalidade e vão baixar à comissão para serem debatidos na especialidade.

Por sua vez, as propostas do Chega sobre a prevenção do suicídio jovem e nas forças de segurança e do BE sobre criação de uma linha de prevenção no Serviço Nacional de Saúde (SNS) foram chumbadas pela maioria socialista.

Na véspera da votação, o Livre e o Bloco de Esquerda haviam defendido a criação de linhas de prevenção do suicídio e de comportamentos autolesivos que funcionassem 24 horas por dia, durante todo o ano.

O Chega e o PSD anunciaram nesse dia que aprovariam as iniciativas, enquanto o PS evocou as medidas que tomou, como o aumento do número de psicólogos no SNS e remeteu a resposta para a Linha SNS24.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo Revela Alta Prevalência de FASD em Escolas da Suécia

Um estudo piloto realizado na Universidade de Gotemburgo revelou que 5,5% das crianças suecas do 4.º ano escolar apresentam distúrbios do espectro alcoólico fetal (FASD). A pesquisa indica que os defeitos congénitos causados pelo consumo de álcool durante a gravidez podem ser tão comuns na Suécia quanto em outros países europeus

Nathalie Cardinal von Widdern assume liderança da AstraZeneca Portugal

Nathalie Cardinal von Widdern é a nova Country President da AstraZeneca Portugal, integrando também a equipa de liderança regional. Com 17 anos de experiência, traz uma visão estratégica para consolidar a posição da empresa como parceira essencial do sistema de saúde e líder em inovação.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights