BE pede esclarecimentos ao Ministério da Saúde sobre o Centro de Saúde em Montalegre

18 de Outubro 2023

O Bloco de Esquerda (BE) pediu esclarecimentos ao Ministério da Saúde sobre o Centro de Saúde em Montalegre, onde cinco dos sete médicos se podem reformar em 2024, uma situação que está a preocupar a população local.

O BE, através de uma pergunta entregue na Assembleia da República e divulgada hoje, quer saber que medidas estão a ser implementadas para proceder à contratação de profissionais para a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Montalegre (UCSP) de Montalegre, localizado no Norte do distrito de Vila Real.

É que, de acordo com a deputada Isabel Pires, cinco dos sete médicos de família daquela unidade de saúde entram em idade de reforma no próximo ano.

Para além de perguntar ao Ministério da Saúde se tem conhecimento desta situação, que está “a preocupar a população e os órgãos autárquicos”, o Bloco quer ainda saber quando se “preconiza que todos os utentes possam ter médico de família”.

Neste momento, segundo Isabel Pires, “estão 41 utentes sem médico de família” naquele Centro de Saúde que tem instalações nas localidades de Montalegre e ainda na Venda Nova, Ferral, Salto e Cabril.

O concelho de Montalegre tem cerca de 10 mil habitantes e uma área total de 805 quilómetros quadrados.

De acordo com o Bloco, a população desta região “encontra-se muito dispersa, os transportes públicos são deficitários e muitas das pessoas são idosas, como tal, a proximidade às extensões de saúde revela-se particularmente relevante para que os utentes possam ter acesso aos cuidados de saúde de que necessitam”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP realiza mais de 5 mil rastreios à diabetes tipo 1 em apenas 6 meses

A campanha “O Dedo Que Adivinha”, liderada pela APDP no âmbito do projeto europeu EDENT1FI, ultrapassou cinco mil rastreios de diabetes tipo 1 em crianças e jovens em Portugal. Em apenas seis meses, a iniciativa alcançou metade da meta nacional prevista para os próximos quatro anos.

AMI e IPST promovem prevenção e dádiva de sangue no ArrábidaShopping

No Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, o ArrábidaShopping acolhe uma ação solidária com rastreios gratuitos e colheitas de sangue. A iniciativa, promovida pela AMI e pelo IPST, visa sensibilizar para a importância da saúde preventiva e do altruísmo na dádiva de sangue.

Investimento de 4 milhões em saúde nos Foros de Amora

A construção da Unidade de Saúde dos Foros de Amora arranca a 10 de abril na Quinta da Charnequinha. Este equipamento estratégico, com capacidade para 28 mil utentes e um custo de 4 milhões de euros, visa reduzir desigualdades no acesso à saúde no Seixal.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights