DE diz que mais de 1,5 milhões de vacinas contra a covid e a gripe foram administradas em três semanas

20 de Outubro 2023

Mais de 1,5 milhões de vacinas contra a Covid-19 e a gripe foram administradas em três semanas, a maioria em farmácias, indicam números divulgados hoje pela Direção Executiva do SNS, que diz que superarem “as melhores expectativas”.

Os dados indicam que, desde o início da campanha de vacinação, em 29 de setembro, já foram administradas 1.519.204 vacinas contra a Covid-19 e a gripe, das quais 1.107.291 em farmácias comunitárias e 411.913 nas instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

“Nesta terceira semana, o ritmo diário tem sido superior a 120 mil administrações diárias (covid + gripe), tendo sido atingido novo recorde diário com 132.273 vacinas administradas no dia 18 de outubro”, realça em comunicado a Direção Executiva do SNS (DE-SNS).

A DE-SNS afirma que “os valores estão a superar as melhores expectativas”, sublinhando que “as várias dimensões deste complexo e inovador processo estão a decorrer com total normalidade”.

Em 2022, a campanha de vacinação iniciou-se no princípio do mês de setembro, sendo que no final da terceira semana tinham sido administradas 984.339 vacinas (covid + gripe), o que significa que se continua “a assistir este ano a um aumento superior a 50% no número de vacinas administradas, durante esta fase de implementação do plano”.

A vacinação contra a gripe, que este ano decorre em simultâneo com a da covid-19, decorre preferencialmente nas farmácias comunitárias para os maiores de 60 anos.

No SNS está a ser feita a vacinação das pessoas com menos de 60 anos com patologias de risco, das grávidas e dos profissionais dos serviços de saúde (públicos e privados) e de outros serviços prestadores de cuidados de saúde, estudantes em estágio clínico, bombeiros envolvidos no transporte de doentes e prestadores de cuidados a pessoas dependentes que serão convocados pelos respetivos centros de saúde onde estão inscritos.

A vacinação também é feita nos lares, na rede de cuidados continuados integrados e nas prisões por profissionais do Serviço Nacional de Saúde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

No Results Found

The page you requested could not be found. Try refining your search, or use the navigation above to locate the post.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights