Especialista diz que o SNS precisa das parcerias público-privadas

23 de Outubro 2023

O economista Ricardo Reis defendeu esta segunda-feira ser "evidente" que o Serviço Nacional de Saúde precisa das parcerias público-privadas.

“Faz sentido manter as PPP?” Foi esta a pergunta que marcou a apresentação “PPP na Saúde, lições das últimas décadas para a próxima”, conduzida por Ricardo Reis, professor da Universidade Católica.

No âmbito do 46º Congresso Mundial dos Hospitais, o especialista em economia sublinhou os contributos das parcerias público-privadas na promoção do desenvolvimento.

Aos olhos de Ricardo Reis, o Serviço Nacional de Saúde precisa do apoio de todas as entidades. “É preciso repensar o modelo de gestão com a participação do setor privado.”

“Não há capital suficiente para cobrir todas as necessidades. Portanto a importância das PPP é evidente nesta altura… Por mais tinta verde, as PPP fazem parte do desenvolvimento, fazendo parte da própria Agenda 2030”, sublinhou.

De acordo com o orador, as parcerias público-privadas trouxeram grandes contributos para o país. “A qualidade dos serviços de saúde aumentou; houve um forte investimento por parte dos hospitais privados; foram feitas importantes contratações de quadros e uma maior flexibilidade contratual”.

É por isso, que o economista defendeu que “a verdadeira discussão das parcerias deve assentar na confiança mútua, na transparência, no equilíbrio e no bom senso”.

Apesar de reconhecer que os grupos privados atualmente possuem maior poder de decisão, conclui que “é possível estabelecer PPPs com grandes ganhos”.

“É urgente que seja ponderada a reintrodução das parcerias público-privadas no Serviço Nacional de Saúde” concluiu.

HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Tempestade Cláudia obriga a medidas de precaução na Madeira

A depressão Cláudia, estacionária a sudoeste das ilhas britânicas, vai afetar o arquipélago da Madeira com ventos fortes, aguaceiros e agitação marítima significativa. As autoridades regionais de Proteção Civil emitiram recomendações para minimizar riscos, incluindo a desobstrução de sistemas de drenagem e evitar zonas costeiras e arborizadas

Carina de Sousa Raposo: “Tratar a dor é investir em dignidade humana, produtividade e economia social”

No Dia Nacional de Luta contra a Dor, a Health News conversou em exclusivo com Carina de Sousa Raposo, do Comité Executivo da SIP PT. Com 37% da população adulta a viver com dor crónica, o balanço do seu reconhecimento em Portugal é ambíguo: fomos pioneiros, mas a resposta atual permanece fragmentada. A campanha “Juntos pela Mudança” exige um Plano Nacional com metas, financiamento e uma visão interministerial. O principal obstáculo? A invisibilidade institucional da dor. Tratá-la é investir em dignidade humana, produtividade e economia social

Unicorn Factory Lisboa lança novo ‘hub’ de saúde no Rossio

 A Unicorn Factory Lisboa lançou esta quinta-feira um novo ‘hub’ no Rossio, em Lisboa, dedicado à saúde em parceria com empresas, hospitais e universidades e criando 56 postos de trabalho, avançou hoje a Unicorn Factory.

Genéricos Facilitam Acesso e Economizam 62 Milhões ao SNS em 2025

A utilização de medicamentos genéricos orais para o tratamento da diabetes permitiu uma poupança de 1,4 mil milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos últimos 15 anos. Só em 2025, a poupança ultrapassou os 62 milhões de euros, segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa de Medicamentos pela Equidade em Saúde (Equalmed) no Dia Mundial da Diabetes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights