Carlos Pereira Alves/Prémio de Boas Práticas em Saúde: “A satisfação não podia ser maior”

24 de Outubro 2023

O presidente da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar, Carlos Pereira Alves, assiste hoje à apresentação dos finalistas do Prémio de Boas Práticas em Saúde com grande satisfação. Os projetos "vêm demonstrar que, efetivamente, no Serviço Nacional de Saúde estão-se a fazer coisas espantosas".

“A satisfação não podia ser maior. Assisti agora à apresentação dos primeiros trabalhos e deixa-me extraordinariamente satisfeito, e vêm demonstrar que, efetivamente, no Serviço Nacional de Saúde estão-se a fazer coisas espantosas”, diz o médico.

“Os trabalhos que foram apresentados, alguns sobre aspetos puramente médicos, como foi o controlo da prescrição antibiótica para evitar a resistência aos antibióticos; outros focados em certos aspetos de rastreios, como foi o trabalho do rastreio do glaucoma, que mostra não só ter significado clínico para nós, médicos, mas inclusive ter uma tradução de menores custos, ou seja, está dentro do conceito do value-based healthcare, em que nós pretendemos ter os maiores benefícios com os menores custos. E outros com a preocupação de centrar o cidadão e de, cada vez mais, facilitar o seu percurso, que é uma das coisas que nós, médicos, às vezes não valorizávamos muito. Estávamos muito centrados nos nossos resultados clínicos imediatos (correu bem a cirurgia, não houve complicações, e tudo isso), mas muitas vezes não nos tínhamos apercebido do circuito do doente”, refere Carlos Pereira Alves.

“Desafios futuros: sustentabilidade na Saúde” é o tema da 16.ª edição do Prémio que, para Pereira Alves, “tem proporcionado não só levar a terem ideias inovadoras, como, depois, a apresentarem-nas e a porem-nas no terreno. E nós já vemos algumas coisas com resultados.”

“De modo que não podia estar mais satisfeito em relação ao desenrolar que estamos a ter nesta edição, que este ano está integrada no Congresso Mundial dos Hospitais, que começará amanhã”, afirma.

HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights