Artur Vaz diz que é “preciso mudar o ‘chip’ na relação entre o público e o privado”

25 de Outubro 2023

Em declarações ao nosso jornal o Chief Risk & Sustainability Officer, do grupo Luz Saúde lamentou os problemas ideológicos que afetam a saúde em Portugal. De acordo com Artur Vaz "há um pensamento dominante de que de um lado está o público e do outro lado está o privado", defendendo por isso uma mudança de "chip".

No âmbito do 46º Congresso Mundial dos Hospitais, Artur Vaz considerou que os problemas na saúde prolongaram-se por muito tempo.

“Deixou-se chegar a um ponto em que as soluções são cada vez mais difíceis de encontrar e de implementar. Sabemos que o dinheiro não resolve tudo e é bom que isso se perceba quando se pensa nos problemas do Serviço Nacional de Saúde. A realidade atual é que os profissionais de saúde não querem só dinheiro, mas também condições de trabalho dignas que permitam o equilíbrio harmonioso entre a vida profissional e pessoal”, afirmou.

O Chief Risk & Sustainability Officer, do grupo Luz Saúde lamentou os problemas ideológicos na saúde. “Há um pensamento dominante de que de um lado está o público e do outro lado está o privado… Durante a pandemia da Covid-19 foi possível encontrar pontes e meios de coordenação de esforços dos dois setores. Portanto, penso que seria desejável que isso viesse a acontecer num regime de normalidade.”

Aos olhos de Artur Vaz, “muitos dos problemas que temos hoje poderiam ser resolvidos com a cooperação entre setores.”

“É preciso mudar o ‘chip’ no que diz respeito à relação entre o público e o privado na saúde em Portugal. Temos que questões de natureza ideológica não permitam fazer essa reflexão”, concluiu.

O responsável, que participou na sessão “Contemporary leadership: For the challenges of today… and tomorrow” sublinhou o papel das lideranças como “fator crítico de sucesso das organizações”.

O evento decorreu hoje no Centro de Congressos de Lisboa.

HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos com novo contrato coletivo de trabalho nos Açores

Os sindicatos dos médicos assinaram contratos coletivos de trabalho com o Governo Regional dos Açores (PSD/CDS/PPM) e os três hospitais da região, que preveem mais dias de férias, mais horas para formação e melhorias na avaliação de desempenho.

Smartwatches Revolucionam Monitorização do Consumo de Álcool

Uma investigação da Universidade de Bristol demonstra que smartwatches podem monitorizar o consumo de álcool com maior precisão do que métodos tradicionais. O estudo revela que esta tecnologia pode transformar intervenções futuras e melhorar o entendimento dos padrões de consumo

Descoberta Revolucionária: Novo Antibiótico Combate Gonorreia Multirresistente

Investigadores das universidades de Konstanz e Viena descobriram um novo antibiótico que ativa o mecanismo de autodestruição da bactéria Neisseria gonorrhoeae. Este avanço, publicado na Nature Microbiology, combate eficazmente variantes multirresistentes sem prejudicar outras células ou microrganismos.

Trabalho em Equipa Revoluciona Cuidados Primários para Doentes Crónicos

Um estudo da Universidade Hebraica de Jerusalém revela que o trabalho em equipa e sistemas proativos são cruciais para garantir acompanhamento médico regular a pacientes com doenças crónicas. A colaboração interdisciplinar melhora a adesão ao tratamento e os resultados de saúde

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights