Concurso quer distinguir vídeos de estudantes que promovam sensibilização para o cancro colorretal

29 de Outubro 2023

A Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS) tem 500 euros para oferecer aos alunos do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas no âmbito de um concurso sobre cancro colorretal. 

A presidente da SPLS, Cristina Vaz de Almeida, refere, em comunicado, que a iniciativa visa  “envolver a comunidade académica na partilha de informações cruciais sobre o cancro colorretal, ao mesmo tempo que sensibilizamos os estudantes e a população para o problema desta doença. Contamos com a criatividade dos participantes e acreditamos que o prémio poderá servir de incentivo para alguma atividade que o estudante queira fazer”.

“Esta é uma forma de os alunos encontrarem estratégias apelativas para falar, debater, discutir e disseminar informações relevantes sobre este problema. Estamos a promover a literacia em saúde”, continua.

Tiago Ribeiro, diretor do Departamento de Educação e Promoção para a Saúde da APEF, explica, na nota de imprensa, que “o farmacêutico tem um papel fundamental junto dos cidadãos e que, como futuros farmacêuticos, existe também a necessidade desta associação em dar a conhecer os serviços que as farmácias e os farmacêuticos têm ao dispor da população”.

Para competir, os estudantes terão de estar a frequentar o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas.

Os vídeos não podem ter mais de um minuto e trinta segundos e devem abordar temas relacionados com a campanha de saúde pública, como fatores de risco, sintomas, rastreios, métodos de prevenção e diagnóstico do cancro colorretal.

Em parceria com a Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia, a sociedade científica vai galardoar com cem euros os cinco melhores vídeos.

As candidaturas estão abertas até 25 de novembro.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights