ACeS do Pinhal Litoral perdeu 25 médicos desde o início do ano

26 de Julho 2023

O Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral (ACeS PL) perdeu 25 médicos nos cuidados de saúde primários desde o início do ano, tendo-se registado a entrada de dez clínicos, disse à agência Lusa o diretor executivo.

Marco Neves precisou que 17 médicos reformaram-se e 12 rescindiram contrato com as unidades de saúde do ACeS PL. “Entraram dez médicos, mas três rescindiram depois”, acrescentou o diretor executivo do ACeS PL, que integra os municípios de Batalha, Leiria, Marinha Grande, Pombal e Porto de Mós.

Nos últimos dias, aposentaram-se dois médicos no centro de saúde de Santa Catarina da Serra. “Ficou apenas uma médica. Há dois ficheiros a descoberto. A estratégia para minimizar o impacto é haver o atendimento prioritário. O receituário será distribuído por médicos das unidades da Caranguejeira e do Arrabal. Está longe de ser o ideal”, admitiu Marco Neves.

O diretor do ACeS PL alertou ainda que até final do ano é expectável que haja mais médicos a entrarem na reforma, embora a partir de agora o número seja mais reduzido.

Na reunião de executivo do Município de Leiria, na terça-feira, o presidente da Câmara, Gonçalo Lopes (PS), afirmou que a falta de clínicos o tem “preocupado bastante”. Nesse sentido, a autarquia aprovou um apoio ao alojamento e está a “preparar um protocolo para que seja possível contratar médicos reformados” ou que estejam a trabalhar no setor privado e que possam fazer umas horas “enquanto não chegam médicos”.

A vereadora com a pasta da Saúde, Ana Valentim, acrescentou que “estes médicos não serão médicos de família das pessoas. Vão é garantir os cuidados assistenciais, consultas, receituário, exames, o que é o essencial para a população”.

Marco Neves explicou à Lusa que o protocolo insere-se no âmbito do projeto ‘Bata Branca’, que prevê um acordo entre a União das Misericórdias, a Administração Regional de Saúde do Centro e o Município de Leiria, que irá contribuir com uma parte do financiamento.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights