Pizarro: “Convivo muito bem com as entrevistas do senhor diretor executivo”

30 de Outubro 2023

“Por vivermos mesmo numa sociedade democrática”, o ministro da Saúde lida “muito bem” com as declarações públicas do diretor executivo do SNS, disse hoje em audição parlamentar. Quanto às negociações com os sindicatos, Pizarro adiantou apenas que acredita que “vamos dar passos muito significativos”.

“Permita-me que não entre em detalhes”, disse Pizarro, “mas julgo que vamos dar passos muito significativos para tratar aqui de uma articulação e de um equilíbrio que podia parecer muito difícil”: entre reconhecer e valorizar a carreira dos profissionais de saúde e garantir que daqui não resulta nenhuma diminuição da capacidade assistencial do SNS e da capacidade de reorganizar o SNS, “em favor dos cidadãos e em favor, também, dos próprios profissionais”.

Esta manhã, Pizarro explicou a “reorganização muito ambiciosa” a partir de 1 de janeiro, mas o PSD, apesar de não se opor às ULS, continua com dúvidas. O deputado Rui Cristina referiu que o seu partido teme que seja “mais uma falsa solução”: “Partido Social Democrata anunciou que irá requerer a apreciação parlamentar do decreto de lei da ULS, (…) por considerarmos que qualquer reforma estrutural não pode ser feita contra as pessoas e deve ser politicamente escrutinada e ter, pelo menos, o envolvimento dos agentes do setor.”

Pizarro garantiu que os envolvidos foram ouvidos e acrescentou que a nova operação vai permitir criar 250 USF de modelo B logo em janeiro de 2024.

“E por vivermos mesmo numa sociedade democrática é que eu convivo muito bem com as entrevistas do senhor diretor executivo e dos outros dirigentes do Ministério da Saúde. (…) Os dirigentes do Ministério da Saúde (….) podem exprimir a sua opinião à vontade (…). Dá-se o caso de que, em relação à entrevista do Professor Fernando Araújo, eu até considero que só merece elogio a entrevista do dirigente máximo do Serviço Nacional de Saúde, que mostra e evidencia a sua preocupação de forma transparente e clara perante os portugueses”, afirmou Pizarro, questionado pela deputada da Iniciativa Liberal, Joana Cordeiro, que criticou “o alarme” gerado pelas declarações do diretor executivo e a “chantagem” com os médicos.

HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights