Fundação Manuel António da Mota apadrinha quarto no Kastelo para crianças com doença terminal

31 de Outubro 2023

Rui Pedroto, presidente da Fundação Manuel António da Mota, esteve no Kastelo – Unidade de Cuidados Continuados e Paliativos para Crianças, para apadrinhar um quarto que acolhe agora duas crianças.

Teresa Fraga, enfermeira e diretora do Kastelo, nomeada em abril para o prémio de enfermagem Aster Guardians Global Nursing Award 2023, refere que “o Kastelo é constituído por uma equipa multidisciplinar, e tem dezenas de crianças especiais, residentes e em ambulatório, dos 0 aos 18 anos, em cuidados continuados e paliativos. Prestamos-lhes todos os cuidados de saúde necessários e oferecemos-lhes total suporte físico e emocional, para que os seus dias de vida sejam prolongados de uma forma feliz e sem dor”. A enfermeira acrescenta que “o Kastelo não tem qualquer ajuda do Estado, pelo que este tipo de apoio, particular ou corporativo – como o concedido pela Fundação Manuel António da Mota –, é fundamental para conseguirmos assegurar o bem-estar destas crianças”.

Neste mesmo quarto viveu o André, um bebé com uma doença neurológica grave e com uma esperança de vida entre 4 e 10 meses. O pequeno André totalizou 3 anos de felicidade e qualidade de vida no Kastelo, tendo falecido em junho de 2023. A sua história é contada no livro “Um Anjo chamado André”, à venda na FNAC.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights