Novembro: mês sombrio na Saúde com serviços de urgências encerrados de Norte a Sul

2 de Novembro 2023

O mau "presságio" anunciado pelo Diretor Executivo, sobre novembro poder vir a ser o pior da história do SNS, parece confirmar-se. O mês arrancou com inúmeros serviços de urgências encerrados em todo o país.

Saiba quais os hospitais afetados. 

A indisponibilidade dos médicos de fazerem mais horas extraordinárias para além das obrigatórias está a criar constrangimentos nos serviços de urgências. De Norte a Sul do país, inúmeras unidades de saúde iniciaram o mês sem a capacidade de prestação deste tipo de cuidados.

A Norte, o Hospital de Chaves irá funcionar sem a urgência ortopédica durante todo o mês, obrigando a população abrangida por esta área geográfica a ter de deslocar-se, em caso de necessidade, a Vila Real.

No serviço de urgência da unidade hospitalar de Vila Real a valência de ortopedia vai estar disponível no período noturno dos dias 04, 05, 09, 10, 11, 12, 13, 17, 20, 24 e 26, entre as 20:00 e as 08:00 do dia seguinte.

No Hospital de Braga não há serviço de Ginecologia e Obstetrícia, pelo menos até este sábado, dia 4 de novembro.

No Hospital de Penafiel, as urgências de pediatria irão funcionar apenas até 14 de novembro e as urgências de Ginecologia e Obstetrícia permanecerão fechadas por tempo indeterminado.

O Hospital de Amarante também encerrou as urgências de obstetrícia e do bloco de partos desde quarta-feira.

Na Guarda, a urgência de medicina interna e cirurgia geral vai fechar todas as sextas-feiras, sábados e domingos deste mês.

A urgência em cirurgia e ortopedia do Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV) estará encerrada à noite durante todo o mês de novembro.

O Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga (CHEDV) anunciou que terá serviços de urgência encerrados no período noturno devido a constrangimentos de recursos humanos em Ortopedia e Pediatria.

No hospital da Feira, as urgências de pediátricas estarão encerradas este fim-de-semana no período da noite.

No Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, o serviço de urgência de cirurgia irá encerrar nos fins-de-semana de novembro.

Mais a centro do país, o Hospital de Évora terá a urgência pediátrica condicionada até dia 02 de novembro.

A urgência pediátrica do Hospital de Torres Novas, do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), vai encerrar aos fins de semana já a partir de sábado e até final do ano.

O Centro Hospitalar do Baixo Vouga informou que estão previstos constrangimentos da urgência de Cirurgia Geral do Hospital de Aveiro. A urgência de Cirurgia Geral encerra das 08h00 de sexta-feira às 08h00 de sábado e volta a encerrar durante o período noturno de sábado, domingo e segunda-feira.

A Urgência Ginecológica e Obstetrícia do Centro Hospitalar de Leiria encontra-se encerrada entre as 09h00 de quinta-feira, dia 2 de novembro, até às 09h00 de segunda-feira, dia 6 de novembro. O hospital de Leiria vai ter a urgência pediátrica fechada todos os domingo.

O Hospital de Coimbra não terá urgências de Ginecologia e Obstetrícia abertas até segunda-feira, dia 06 de novembro.

O hospital de Portalegre fica sem urgência cirúrgica 20 dias este mês. O anúncio foi feito pelo presidente da Sub-região de Portalegre da Ordem dos Médicos.

A Sul, a urgência pediátrica do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM), do qual fazem parte o Hospital Garcia de Orta e o Hospital de Almada, vai estar encerrada entre as 09h00 de dia 02 e as 09h00 de segunda-feira, dia 06 de novembro.

Em Vila Franca de Xira, as Urgências de Ginecologia e Obstetrícia encerram este fim-de-semana.

A urgência de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, também estará encerrada

O Serviço de Urgência de Pediatria e o Serviço de Urgência de Ginecologia-Obstetrícia do Hospital de Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) também sofre alterações nos horários. A Urgência de Pediatria vai passar a estar encerrado no período noturno a partir de dia 1 de novembro e o Serviço de Urgência de Ginecologia-Obstetrícia permanece encerrado até às 08h00 de dia 3 de novembro.

Perante este cenário, os utentes são aconselhados contactar a linha SNS24 ou, se for mais urgente, ligar para o 112.

HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights