“Top of Mind” é o novo podcast da BIAL

3 de Novembro 2023

BIAL lançou um novo podcast que visa aumentar a literacia em Saúde em Portugal. Os episódios podem ser ouvidos nas plataformas Spotify, Apple e Google.  

O podcast “Top of Mind” irá contar com oito episódios quinzenais, abordando e desmistificando algumas das patologias que mais afetam os portugueses.

O primeiro episódio conta com uma entrevista a António Portela, que faz uma reflexão sobre passado, presente e futuro da farmacêutica.

No episódio de estreia, o responsável aborda a Investigação e Desenvolvimento em Neurociências e Doenças Raras, áreas de pesquisa da BIAL  e a aposta da empresa na internacionalização.

“O que a investigação de novos fármacos e a inovação nos trouxe foi um trabalho de 30 anos que nos permitiu desenvolver novos medicamentos que trazem benefícios que não existiam para doentes na área da Epilepsia e do Parkinson e que nos permitiram potenciar a internacionalização da empresa”, revela o CEO da BIAL.

A BIAL investe, em média, 20% da faturação anual em atividades de I&D e António Portela considera que, para que o investimento aumente na área farmacêutica, a academia e a indústria portuguesa deviam estar mais próximas. “A Universidade tem de se abrir muito mais para trabalhar com a Indústria. Noutras áreas isso é muito mais visível. Em Portugal é pouco valorizada a associação à Indústria, à criação de valor. Mas a Indústria também tem de se aproximar à Academia”. 

O “Top of Mind” pretende ser uma referência no panorama nacional de podcasts de saúde, levando ao cidadão comum informação, conhecimento e partilha de experiências em torno de doenças, e tópicos de saúde comuns no dia-a-dia. No Top of Mind serão também abordados temas associados à investigação médica e à ciência. 

Bruno Fidalgo Dias, responsável do Departamento Médico da BIAL em Portugal e Espanha, reforça: “A Saúde é o nosso compromisso, aproxima-nos, une-nos e, por isso, neste espaço queremos promover conversas simples, acessíveis com médicos, cuidadores, doentes e especialistas de diferentes áreas, que vão partilhar informação credível, descomplicada, que acrescenta valor e que, certamente, vai dar novas perspetivas e ajudar quem nos ouve”.  

“Mais idade, mais doença: a que devemos estar atentos?” é o tema a ser explicado no segundo episódio do “Top of Mind” em que se destacam as alterações do estilo de vida que podemos implementar para, potencialmente, ter um envelhecimento mais saudável.  

A BIAL anunciou ainda que o podcast vai abordar ainda temas como: “Geração açúcar: Quando a dieta transforma o cérebro”; “Ansioso? Rir é o melhor remédio”; “Cérebro em apneia: quando respirar deixa de ser natural”; “À conversa sobre o stress”; “A tristeza prejudica o coração?”; e “Doença Cardiovascular: não corra atrás do prejuízo”. 

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

Regresso de cirurgiões garante estabilidade no hospital Fernando Fonseca

O Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Fernando Fonseca entra num novo ciclo de estabilidade com o regresso de quatro cirurgiões experientes, incluindo o antigo diretor. A medida, apoiada pelo Ministério da Saúde, visa responder às necessidades de 600 mil utentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights