“Top of Mind” é o novo podcast da BIAL

3 de Novembro 2023

BIAL lançou um novo podcast que visa aumentar a literacia em Saúde em Portugal. Os episódios podem ser ouvidos nas plataformas Spotify, Apple e Google.  

O podcast “Top of Mind” irá contar com oito episódios quinzenais, abordando e desmistificando algumas das patologias que mais afetam os portugueses.

O primeiro episódio conta com uma entrevista a António Portela, que faz uma reflexão sobre passado, presente e futuro da farmacêutica.

No episódio de estreia, o responsável aborda a Investigação e Desenvolvimento em Neurociências e Doenças Raras, áreas de pesquisa da BIAL  e a aposta da empresa na internacionalização.

“O que a investigação de novos fármacos e a inovação nos trouxe foi um trabalho de 30 anos que nos permitiu desenvolver novos medicamentos que trazem benefícios que não existiam para doentes na área da Epilepsia e do Parkinson e que nos permitiram potenciar a internacionalização da empresa”, revela o CEO da BIAL.

A BIAL investe, em média, 20% da faturação anual em atividades de I&D e António Portela considera que, para que o investimento aumente na área farmacêutica, a academia e a indústria portuguesa deviam estar mais próximas. “A Universidade tem de se abrir muito mais para trabalhar com a Indústria. Noutras áreas isso é muito mais visível. Em Portugal é pouco valorizada a associação à Indústria, à criação de valor. Mas a Indústria também tem de se aproximar à Academia”. 

O “Top of Mind” pretende ser uma referência no panorama nacional de podcasts de saúde, levando ao cidadão comum informação, conhecimento e partilha de experiências em torno de doenças, e tópicos de saúde comuns no dia-a-dia. No Top of Mind serão também abordados temas associados à investigação médica e à ciência. 

Bruno Fidalgo Dias, responsável do Departamento Médico da BIAL em Portugal e Espanha, reforça: “A Saúde é o nosso compromisso, aproxima-nos, une-nos e, por isso, neste espaço queremos promover conversas simples, acessíveis com médicos, cuidadores, doentes e especialistas de diferentes áreas, que vão partilhar informação credível, descomplicada, que acrescenta valor e que, certamente, vai dar novas perspetivas e ajudar quem nos ouve”.  

“Mais idade, mais doença: a que devemos estar atentos?” é o tema a ser explicado no segundo episódio do “Top of Mind” em que se destacam as alterações do estilo de vida que podemos implementar para, potencialmente, ter um envelhecimento mais saudável.  

A BIAL anunciou ainda que o podcast vai abordar ainda temas como: “Geração açúcar: Quando a dieta transforma o cérebro”; “Ansioso? Rir é o melhor remédio”; “Cérebro em apneia: quando respirar deixa de ser natural”; “À conversa sobre o stress”; “A tristeza prejudica o coração?”; e “Doença Cardiovascular: não corra atrás do prejuízo”. 

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights