O Presidente da República aceitou a demissão de António Costa do cargo de primeiro-ministro e convocou os partidos com assento parlamentar para quarta-feira e o Conselho de Estado para quinta-feira e falará ao país a seguir.
A decisão surge na sequência das buscas efetuadas esta manhã pelo Ministério Público ao Palácio de Belém e ministérios envolvidos em negócios de exploração de lítio em Montalegre.
António Costa vai ser alvo de uma investigação autónoma por parte do Supremo Tribunal da Justiça, tratando-se de uma alta figura do Estado.
O anúncio foi feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR), em comunicado, no qual se refere que, no decurso das investigações aos membros do Governo e empresários envolvidos num processo que investiga negócios relacionados com a exploração de lítio em Montalegre, surgiu “o conhecimento da invocação por suspeitos do nome e da autoridade do primeiro-ministro e da sua intervenção para desbloquear procedimentos no contexto suprarreferido”.
Chefe de gabinete do primeiro-ministro, Diogo Lacerda Machado e o presidente da Câmara de Sines foram detidos. João Galamba e Duarte Cordeiro constituídos arguidos.
HN
0 Comments