Pulmonale sensibiliza a população para necessidade do rastreio do cancro do pulmão

10 de Novembro 2023

A Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro do Pulmão (Pulmonale) promoveu, em Lisboa, uma ação de sensibilização para a  necessidade da implementação do rastreio do cancro do pulmão.

A associação reuniu cerca de 300 pessoas na Arena Pulmonale para disputarem 150 partidas de matraquilhos em representação da “equipa do rastreio”.

A iniciativa consistiu na disputa de uma partida de matraquilhos entre a equipa do rastreio e a equipa do cancro do pulmão.

A Pulmonale revelou que todos os visitantes foram convidados a tirar fotos no mural #EuQuerooRastreio, onde se podiam ler frases como “Obrigado por jogares na equipa do rastreio”, “Continua a apoiar esta causa” ou “Um dia, o rastreio do cancro do pulmão vai ser uma realidade em Portugal”, partilhando, de seguida, os resultados nas suas redes sociais.

Isabel Magalhães, presidente da Pulmonale saudou o “sucesso desta ação”. “Tínhamos como objetivo chegar à população de forma impactante e os números falam por si: 300 jogadores em pouco mais de 4 horas e 150 partidas disputadas”, afirmou.

Com esta ação, a Pulmonale quis sensibilizar a população para a importância de se instituir um rastreio populacional.

“Quando comparado com outras neoplasias, o cancro do pulmão continua a apresentar uma taxa de sobrevivência muito baixa. Mais, a sobrevivência para estadios avançados é muito inferior à prevista quando a doença é detetada precocemente. É, por isso, fundamental que se aposte no rastreio, promovendo-se o diagnóstico precoce ,como forma de reduzir a mortalidade por cancro do pulmão”, concluiu Isabel Magalhães.

O cancro do pulmão é o cancro que mais mata no nosso país, a par do que acontece no resto da Europa.

Em 2020, foram diagnosticados 5415 portugueses com cancro do pulmão. No mesmo ano, morreram 4797 pessoas vítimas da doença, o equivalente a 15 diagnósticos e 13 mortes diários.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights