A obra “Saúde Escolar: Intervenções de Promoção de Saúde”, com a coordenação e autoria de Elisabete Borges e Teresa Martins, Professoras Coordenadoras da Escola Superior de Enfermagem do Porto, apresenta-se como uma ferramenta multifacetada e orientadora para enfermeiros, educadores e professores, na conceção de ideias, de estratégias e de atividades, na sua implementação e posterior avaliação.
Desde projetos escolares, avaliação da intervenção, recursos pedagógicos, desenvolvimento de competências em crianças e jovens e ação participativa, até às especificidades e estratégias para cada grupo etário distinto, são abordados temas frequentes como saúde oral, alimentação, sono, bullying, comportamentos aditivos, entre outros, não esquecendo que a saúde escolar desempenha um papel crucial na promoção da inclusão e equidade.
Se a saúde em contexto escolar é de uma importância inquestionável, também a prestação de cuidados de enfermagem em proximidade merece toda a atenção. Nesse sentido, surge a obra “Enfermagem de Saúde Familiar”, com a coordenação e autoria da Professora Coordenadora Maria Henriqueta Figueiredo, do mesmo estabelecimento de ensino, que aborda o tema de uma forma transversal, acompanhando as várias etapas do ciclo vital das famílias. Neste livro perspetiva-se a interação do enfermeiro com a família e a forma como a constante mudança de paradigmas altera os cuidados prestados, contando com o contributo de 71 especialistas de referência na área.
O livro permite aos leitores capacitarem-se de um referencial teórico e conceptual, fornecendo ferramentas úteis na avaliação e intervenção com as famílias, garantindo-se, desta forma, a prestação de cuidados de enfermagem abrangentes.
O lançamento do livro “Saúde Escolar: Intervenções de Promoção de Saúde” será na FNAC NorteShopping, no dia 16 de novembro, e o livro “Enfermagem de Saúde Familiar” será apresentado no dia 18, na FNAC GaiaShopping.
PR/HN
0 Comments