Atividade epidémica da gripe mantém tendência decrescente em Portugal

20 de Maio 2022

A atividade epidémica da gripe mantém a tendência decrescente em Portugal, com as taxas de incidência de síndrome gripal e de infeção respiratória aguda a baixar para 26,8 por 100 mil habitantes, segundo dados hoje divulgados.

O boletim de vigilância epidemiológica da gripe do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) aponta “uma diminuição da deteção de casos de infeção pelo vírus da gripe nas últimas três semanas” e um “excesso de mortalidade por todas as causas”.

Na semana 19 (09 a 15 de maio), a Rede Portuguesa de Laboratórios para o Diagnóstico da Gripe (Hospitais) detetou 323 casos positivos para o vírus da gripe, todos do tipo A. Em 184 dos casos foi identificado o subtipo A(H3).

“Até ao momento, foram detetados 202 casos de co-infeção pelo vírus da gripe e SARS-CoV-2”, refere o relatório.

Quanto à gravidade dos casos, o documento aponta que foi reportado um caso de gripe (Influenza A) pelas 18 Unidades de Cuidados Intensivos que enviaram informação.

“A doente tinha 75 anos, não apresentava doença crónica e o seu estado vacinal contra a gripe sazonal é desconhecido”, lê-se no boletim.

Foram também relatados dois casos de gripe pelas três Enfermarias que enviaram informação, tendo sido identificado o vírus Influenza A(H3N2).

“Um doente tinha entre 03-05 anos e outro entre 11-15 anos. Ambos apresentavam doença crónica com indicação para vacinação contra a gripe sazonal, mas não estavam vacinados”, sublinha o INSA.

Na semana de 09 a 15 de maio, estimou-se uma taxa de incidência de síndrome gripal (SG) e uma taxa de incidência de infeção respiratória aguda de 26,8 por cada 100.000 habitantes quando na semana anterior situavam-se em 34,6 por 100.000 habitantes.

O instituto ressalva que este valor deve ser interpretado tendo em conta “a reorganização do atendimento ao doente respiratório e a menor população sob observação do que a observada em período homólogo de anos anteriores, e que o histórico de taxa de incidência semanal é recalculado, à data de publicação do boletim”.

Segundo o boletim, foram detetados 188 casos positivos para outros agentes respiratórios.

Desde o início da época gripal, foram reportados 29 casos de gripe pelas UCI que colaboram na vigilância, todos por vírus Influenza A, sendo 1 por A(H1N1), 2 por A(H3N2), 1 do subtipo A(H3) e 25 (86,2 %) não subtipados.

Verificou-se que 13 (44,8%) doentes tinham mais de 65 anos de idade, 14 (48,3%) entre 15-64 anos e 2 (6,9%) menos de 15 anos, sendo que 21 (72,4%) tinham doença crónica subjacente, com recomendação para vacinação contra a gripe sazonal.

Já as Enfermarias reportaram, desde o início da época, 21 casos de gripe. Em todos os casos foi identificado o vírus Influenza A, sendo 17 (81%) por A(H3N2) e 4 (19%) não subtipados.

“Todos os casos tinham idade igual ou inferior a 15 anos”, refere o INSA, adiantando que em 11 casos (52,4%) os doentes tinham doença crónica subjacente, dos quais 1 estava vacinado.

Na época 2021/2022, os laboratórios da Rede Portuguesa de Laboratórios para o Diagnóstico da Gripe notificaram 113.372 casos de infeção respiratória e foram identificados 7.562 casos de gripe.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Serviço de Pediatria da Unidade Hospitalar de Caldas da Rainha recebe Certificação da Qualidade de nível Bom

O Serviço de Pediatria da Unidade Hospitalar de Caldas da Rainha, pertencente à Unidade Local de Saúde do Oeste (ULS Oeste), foi distinguido com a Certificação da Qualidade de ‘Nível Bom’ pelo Departamento da Qualidade da Direção-Geral da Saúde (DGS), segundo o modelo da Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA), adotado pelo Ministério da Saúde. 

Rafaela Rosário: “A literacia em saúde organizacional pode ser muito relevante para promover a saúde em crianças”

No II Encontro de Literacia em Saúde em Viana do Castelo, a investigadora Rafaela Rosário apresentou os resultados de um estudo pioneiro desenvolvido em escolas TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, instituições localizadas em contextos socioeconomicamente vulneráveis que recebem apoio específico do governo para combater o insucesso escolar e a exclusão social. A investigação demonstrou como uma abordagem organizacional, envolvendo professores, famílias e a própria comunidade escolar, conseguiu reverter indicadores de obesidade infantil e melhorar hábitos de saúde através de intervenções estruturadas nestes contextos desfavorecidos

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

Projeto do Centro Académico e Clínico de Coimbra vence Prémio Healthcare Excellence 2025 da APAH

O projeto “Implementação de uma Unidade de Ensaios Clínicos Académicos na ULS de Coimbra: Modelo de Apoio Integrado para Investigação Translacional com Impacto Real na Saúde da População” foi o vencedor da 12.ª edição do Prémio Healthcare Excellence 2025, atribuído pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) em parceria com a AbbVie. 

A formação da opinião está a ser comandada por algoritmos

O advogado Adolfo Mesquita Nunes afirma, em entrevista à Lusa, que o processo de formação de opinião já não está a ser mediado por jornais, televisão ou amigos, mas por algoritmos, ou seja, tornou-se mais passivo.

ULS da Cova da Beira celebra 15 anos com mais de 220 nascimentos através de Procriação Medicamente Assistida

O Serviço de Medicina Reprodutiva da Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira assinala este domingo 15 anos de atividade, tendo realizado tratamentos que resultaram no nascimento de mais de 220 bebés. Esta é a única estrutura do setor público localizada no interior de Portugal com capacidade para oferecer uma resposta integrada e completa em todas as valências da Procriação Medicamente Assistida (PMA).

Coimbra intensifica campanha de vacinação com mais de 115 mil doses administradas

A Unidade Local de Saúde de Coimbra registou já 71.201 vacinas contra a gripe e 43.840 contra a COVID-19, num apelo renovado à população elegível. A diretora clínica hospitalar, Cláudia Nazareth, reforça a importância da imunização para prevenir casos graves e reduzir hospitalizações, com mais de 17 mil doses administradas apenas na última semana

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights