Abusos sexuais dentro da Igreja não podem ser encobertos nem silenciados

18 de Novembro 2023

O Papa Francisco disse hoje, num encontro com representantes diocesanos em Roma, que os abusos sexuais dentro da Igreja católica não podem ser encobertos nem silenciados.

“Nenhum silêncio ou encobrimento pode ser aceite na questão do abuso. Esta matéria não é negociável”, vincou o líder dos católicos, numa audiência com representantes das dioceses da Conferência de Bispos Italianos.

“É importante buscar a verdade e restaurar a justiça entre a comunidade eclesiástica, mesmo quando o comportamento não é considerado um crime na lei nacional, mas é considerado um crime na lei canónica”, frisou.

Os abusos sexuais são “uma realidade dolorosa”, assinalou Francisco, indicando as três ações a tomar: “proteger, ouvir e curar”.

Recordando que os abusos sexuais não acontecem apenas na Igreja, mas também na família, na escola, na comunidade, o Papa apelou também ao combate contra a pornografia infantil.

“Não podemos parar a nossa ação para proteger os menores e os vulneráveis e, ao mesmo tempo, combater qualquer forma de abuso sexual ou abuso de poder e consciência”, disse.

“Só escutando o sofrimento das pessoas que sofreram estes terríveis crimes podemos caminhar para a solidariedade e orientar-nos para fazermos tudo o que for possível para que o abuso não aconteça de novo”, sustenta.

A Conferência de Bispos Italianos disse na quinta-feira que recebeu denúncias de 54 vítimas de alegados abusos sexuais no interior da Igreja em 2022, envolvendo 32 alegados abusadores.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Gestão do risco do medicamento

Os medicamentos são fundamentais para tratar doenças e salvar vidas, mas o seu uso requer precaução e conhecimento. Este é o tema do mais recente episódio da rubrica Dar a

Telemedicina da Médis cresce 30% na época gripal

A Telemedicina da Médis registou um aumento de 30% na procura em dezembro de 2024, coincidindo com o pico de gripes e constipações. Esta solução mostrou-se uma alternativa viável às urgências não urgentes.

Tezepelumab: nova era no tratamento da asma grave

Infarmed autoriza Tezspire para tratamento de asma grave em doentes a partir dos 12 anos. Novo medicamento biológico atua contra proteína-chave na inflamação, sendo eficaz em diversos fenótipos da doença.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights