Centro de Saúde de Oliveira do Hospital vai ser ampliado

20 de Novembro 2023

A remodelação e ampliação do edifício do Centro de Saúde da cidade de Oliveira do Hospital “vai avançar”, representando um investimento que se aproxima dos 2,5 milhões de euros (2,5 ME), anunciou esta segunda-feira a Câmara Municipal.

Em comunicado de imprensa enviado à agência Lusa, esta autarquia do distrito de Coimbra informou que está a ser preparada a abertura de concurso público para a empreitada, que prevê “a ampliação (a norte) daquele equipamento, através da construção de um novo edifício com três pisos”.

O projeto, “financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência [PRR] a 100%”, pretende criar novas condições de conforto e segurança para os utentes e profissionais de saúde”.

Visa ainda “o aumento da eficiência energética do edifício e a melhoria dos aspetos relacionados com a acessibilidade”.

De acordo com a autarquia de Oliveira do Hospital, com as obras de remodelação e ampliação, o Centro de Saúde “cumprirá com as normas de dimensionamento e organização definidos pelo Ministério da Saúde”.

“A unidade será divida em dois corpos. No corpo principal, ficarão os gabinetes médicos, gabinetes de enfermagem e salas de tratamento”, descreve.

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, congratulou-se com o desfecho das negociações com o Ministério da Saúde, que inicialmente previa um financiamento de sensivelmente 1,2 milhões de euros e que foi aumentado em mais de um milhão de euros.

“Com este financiamento, vamos fazer um investimento estratégico na área da saúde, que dará novas condições de atendimento aos utentes e melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde, destacou.

Segundo José Francisco Rolo, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital está “a envidar todos os esforços para encontrar soluções que deem resposta ao nível da prestação de cuidados de saúde para toda a população”.

“Essa é uma grande prioridade”, referiu.

O autarca deu ainda nota de que, no âmbito do processo de transferência de competência na área da saúde para os municípios, está também sinalizada, no PRR, uma verba de 900 mil euros para obras de melhorias em extensões de saúde do concelho, “estando já a ser elaborados os respetivos projetos”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Associação Nacional de Laboratórios Clínicos diz que ULS da Lezíria prejudicará acesso dos utentes a análises clínicas caso avance com internalização

A Associação Nacional de Laboratórios Clínicos (ANL) lamenta que a Unidade Local de Saúde da Lezíria pretenda internalizar os serviços de análises clínicas, “em desrespeito dos contratos de convenções existentes e que abrangem a área de influência da ULS da Lezíria e com manifesto prejuízo dos direitos de acesso e da liberdade de escolha dos utentes que recorrem àquela unidade de saúde”.

46% das mulheres sentem que as suas dores menstruais não são levadas a sério no trabalho

No âmbito do Dia do Trabalhador a INTIMINA realizou o seu segundo Estudo sobre Menstruação e Ambiente de Trabalho para aprofundar o impacto que a baixa menstrual teve na vida das mulheres em Espanha, o primeiro país da Europa a implementar esta licença. Os resultados revelam que 46% das mulheres sentem que as suas dores menstruais não são levadas a sério no trabalho.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights