Antibióticos: Pfizer publica livro infantil

21 de Novembro 2023

Para sensibilizar a população para a importância da utilização responsável dos antibióticos, a Pfizer publica este ano um livro dedicado aos mais novos: ‘O mundo microscópico do Martim’.

‘O mundo microscópico do Martim’, de Marta Maroto Díaz, é um conto sobre bactérias e a sua relação com a saúde humana. Lançado no âmbito do Dia Europeu do Antibiótico e da Semana Mundial da Consciencialização dos Antimicrobianos, pode descarregá-lo gratuitamente aqui.

O consumo inapropriado de antibióticos é apontado, um pouco por todo o mundo, como um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento de bactérias resistentes.

Portugal regista, atualmente, uma das mais elevadas taxas de infeções hospitalares da União Europeia. Prevê-se que o consumo inapropriado de antibióticos venha a agravar de forma irreversível os problemas relacionados com o desenvolvimento de bactérias resistentes. Num futuro não tão distante, já em 2050, a resistência aos antibióticos pode ser responsável por um número de mortes superior ao do cancro, afetando pessoas de todas as idades, com consequências graves para a sociedade e para o ambiente.

“Enquanto cidadãos, e enquanto elementos ativos da indústria farmacêutica, não podemos, nem devemos, ficar de braços cruzados. É imperativo implementar estratégias concretas que nos permitam alterar estas previsões”, explica Paulo Teixeira, Diretor Geral da Pfizer Portugal. “No seguimento de campanhas anteriores em que a aposta se focou num segmento mais adulto, este ano voltámo-nos para o futuro. A pensar nos mais novos, lançámos o livro ‘O mundo microscópico do Martim’, onde poderão ficar a saber mais sobre antibióticos, receber dicas importantes e descobrir alguns factos fascinantes”.

“Na Pfizer, acreditamos que a promoção da literacia em saúde é essencial para prevenir doenças e condições. É fundamental que todos nós, doentes, profissionais de saúde e a comunidade em geral, entendamos a importância de utilizar os antibióticos de forma responsável e segura. E quem melhor que as crianças para nos ajudar nessa sensibilização?”, comenta Susana Castro Marques, Diretora Médica da Pfizer Portugal.

A promoção da literacia em saúde não é novidade na Pfizer e é transversal a todas as suas áreas de atividade. Para a companhia, estas atividades devem focar-se em todos os grupos etários para que, dotada de conhecimento, cada pessoa possa tomar as melhores decisões de saúde e assim contribuir para o bem-estar de todos, enquanto sociedade.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights