CHUCB inicia implantação de desfibrilhadores cardíacos

22 de Novembro 2023

 O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB), com unidades na Covilhã e no Fundão, iniciou a utilização de desfibrilhadores cardíacos, usados na prevenção da morte súbita e no tratamento de arritmias malignas.

Aquela instituição de saúde informou, em comunicado, que tem consolidado a experiência no implante e acompanhamento de dispositivos cardíacos, situação que lhe permitiu agora a progressão para a implementação desta nova técnica fundamental.

Na mesma nota, enviada à agência Lusa, o CHUCB realçou que os benefícios para os utentes são inúmeros, uma vez que podem passar a fazer o implante na sua área de residência, com acesso a consultas presenciais de acompanhamento e por telemonitorização, sem os constrangimentos pessoais associados e os custos relacionados com deslocações para outras unidades de saúde.

A implantação de cardioversores desfibrilhadores implantáveis (CDI) destina-se a doentes com risco cardiovascular elevado, abrangendo diversas patologias cardíacas, incluindo doença coronária, doenças do músculo cardíaco e doenças arrítmicas primárias.

O dispositivo médico é semelhante a um ‘pacemaker’, mas com funcionalidades complementares e indicações específicas.

“Desempenha um papel crucial na prevenção da morte súbita, pois monitoriza continuamente o coração, fazendo o diagnóstico e permitindo o tratamento imediato de arritmias potencialmente fatais”, sublinhou o CHUCB.

A estrutura de saúde pormenorizou que o CDI utiliza algoritmos específicos para tratar essas arritmias e, se for necessário, aplica um choque elétrico no interior do coração.

O Serviço de Cardiologia conta com uma equipa multidisciplinar que inclui um médico cardiologista, enfermeiros, técnicos de cardiopneumologia e técnicos de radiologia.

Após o implante, o acompanhamento é feito pela Unidade de Pacing e Arritmologia do hospital, na Covilhã, em colaboração com o médico cardiologista assistente do utente.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights