Documentário retrata os 40 anos da SIDA em Portugal 

23 de Novembro 2023

A RTP2 lança no início do próximo mês uma série documental de 5 episódios sobre os 40 anos de Sida em Portugal, foi esta quinta-feira anunciado.

A consultora FDC Consulting e a produtora Plata o Pomo, em parceria com a RTP 2, a consultoria científica do infeciologista Francisco Antunes e o apoio da ViiV Healthcare, apresentam a partir de dia 1 de dezembro, uma série documental de 5 episódios sobre os 40 anos de Sida em Portugal.

O Aparecimento do Vírus, o Estigma e a Discriminação; O Peso das Drogas na Sociedade Portuguesa; VIH-2 e a Cooperação com os PALOP; PrEP – A Revolução na Prevenção e Para Quando a Cura são os temas abordados no documentário.

Citado em comunicado, Francisco Antunes afirma que “a importância de um documentário como este é enorme, principalmente pela necessidade de relembrar tempos que se vão perdendo na memória e através do qual se percebe a evolução e a inovação que transformou uma doença mortal numa doença crónica, com a mesma esperança média de vida que as pessoas não infectadas”.

“O que queríamos era reunir os protagonistas que, em 4 décadas, trataram e ajudaram as pessoas com infeção por VIH e Sida e, ao mesmo tempo, contar a História e as estórias de muitas delas. Ficou muito por dizer. Talvez regressemos ao tema, mais tarde”, refere Marina Caldas, da FDC Consulting.

A realidade atual é também analisada e a situação relativa à disponibilização da PrEP recebe críticas dos intervenientes diretos no processo, particularmente as organizações não governamentais, que dizem haver listas de espera de um ano no SNS para se ter acesso à PrEP.

Cada episódio encerra com a análise do consultor científico, Francisco Antunes, onde são dados pormenores científicos e sociais importantes para um documentário que ficará certamente para a História do VIH/SIDA.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

68% dos doentes não têm a asma controlada

Muito prevalente, subdiagnosticada e mal controlada, a asma ainda pode ser causa de morte no nosso país. Para aumentar a literacia sobre esta doença, o GRESP, a SPAIC e a SPP, embarcam no Autocarro da Asma para esclarecer a comunidade

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights