Já são conhecidos os vencedores do BI Award for Innovation in Healthcare

24 de Novembro 2023

Os projetos "ROSE", "Ver Melhor, Mais Perto" e "MEDSCRIBE.AI" foram os vencedores do BI Award for Innovation in Healthcare. A cerimónia decorreu ao final da tarde desta quinta-feira, na Ordem dos Médicos. 

O primeiro lugar do prémio foi para o projeto ROSE –  Enviroment Sustantibilty Of The Operating Room, uma iniciativa que quer levar a sustentabilidade aos blocos operatórios.

Por enquanto apenas um projeto-piloto, a funcionar no Centro Hospitalar Universitário de Santo António, no Porto, a ideia é tornar esta iniciativa abrangente, “já que o bloco operatório pode ser responsável pela produção de até 20% dos resíduos hospitalares anuais.”

O ROSE pretende atuar em várias frentes, tais como a triagem de resíduos, a sustentabilidade hídrica, a emissão de gases com efeito de estufa ou os fumos hospitalares, o que permite, ao mesmo tempo, proteger o ambiente e gerar poupança para o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

A este projeto foi atribuído um prémio de valor monetário de vinte mil euros.

O projeto Ver Melhor, Mais Perto conquistou segundo lugar. A iniciativa tem como objetivo criar uma Plataforma de Cuidados Primários de Saúde Visual. A plataforma visa “disponibilizar consultas de oftalmologia aos cidadãos, promover a equidade, diminuindo as deslocações hospitalares e os custos associados, implementar rastreios, promover a sustentabilidade ambiental e melhorar a experiência do doente, nomeadamente, o grau de satisfação relativamente à sua jornada.”

O projeto recebeu um prémio de dez mil euros.

O terceiro classificado, o projeto MEDSCRIBE.AI, pretende reduzir o tempo do médico que é dedicado a realizar tarefas burocráticas (redação de notas clínicas em consulta, relatórios clínicos, registo de resultados de exames de diagnóstico, entre outros), o que, no caso do SNS, “corresponde a cerca de 30 milhões de horas médicas alocadas a trabalho burocrático com um custo de aproximadamente 600 milhões de euros”. Um gasto que quer colmatar através da criação de um software, baseado em Inteligência Artificial, dirigido a todas as especialidades, que terá as funções de criar automaticamente as notas médicas das consultas, notas de alta, cartas de transferência, notas de referenciação, relatórios clínicos e ainda resumir os relatórios e resultados dos principais exames de diagnóstico.

Este último projeto conquistou um prémio de cinco mil euros.

O BI Award for Innovation in Healthcare, uma iniciativa da Boehringer Ingelheim, com o apoio institucional da Ordem dos Médicos, contou com 100 projetos candidatos, todos bastante diferenciados e inovadores, subordinados ao tema da sustentabilidade, em áreas como a inovação, a prestação de cuidados de saúde, a tecnologia ou o ambiente.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights