Pfizer Portugal lança curso de e-learning que pretende apoiar profissionais de saúde na nova época de infeções virais respiratórias

5 de Dezembro 2023

A Pfizer Portugal anuncia o lançamento do “FOCUS ON: Infeções Virais Respiratórias”, um curso de e-learning, composto por um total de 23 módulos, disponibilizados de forma gratuita. Ao longo do curso são abordados vários aspetos importantes de epidemiologia, diagnóstico, medidas de prevenção e terapêutica.

A pandemia da COVID-19 veio relembrar o elevado peso que os vírus respiratórios podem ter na saúde pública, à escala global, e não apenas em grupos de risco concretos. Conscientes da importância desta temática e da necessidade de disponibilizar ferramentas de ensino de qualidade, a Pfizer Portugal desenvolveu esta iniciativa, destinada a todos os profissionais de saúde – a sua abrangência pretende atrair o interesse de médicos, enfermeiros e farmacêuticos nas diferentes áreas que lidam com estas doenças.

Organizado pela área médica da companhia, juntamente com especialistas de várias áreas das Ciências, esta formação “pretende dotar os participantes de conhecimento sobre agentes virais, o seu real impacto na saúde da população, sendo que o foco incidirá sobre os principais vírus e as doenças que estes causam, abordando aspetos importantes de epidemiologia, diagnóstico, medidas de prevenção e terapêutica”, explica a Pfizer Portugal.

O curso surge na época em que os vírus respiratórios SARS-CoV-2, influenza e vírus sincicial respiratório estão em atividade em simultâneo, sendo abordados nos módulos 6 (Focus on: Influenza), 7 (Focus on: VSR) e 8 (Focus on: SARS-CoV-2).

Com o objetivo de apoiar os profissionais de saúde nesta época especialmente desafiante, foram atualizados vários módulos e acrescentados outros com novas temáticas: abordagem da doença aguda nos cuidados de saúde primários; abordagem às infeções virais respiratórias na idade pediátrica; o impacto das infeções virais respiratórias no doente geriátrico; o potencial da tecnologia de mRNA na prevenção e combate às infeções virais respiratórias; o impacto das infeções virais respiratórias nos doentes imunocomprometidos; síndromes pós-infeciosos. 

Cada módulo é composto por um vídeo e um manual de apoio, que poderá ser descarregado para consulta. A formação é sequencial, sendo necessário assistir ao vídeo do módulo precedente para aceder aos conteúdos do módulo seguinte. 

Os profissionais de saúde terão até 90 dias para completar todos os módulos formativos. O certificado será emitido após conclusão de todos os módulos obrigatórios, mediante a realização da avaliação de conhecimentos com aproveitamento. 

As inscrições estão disponíveis a partir do dia 16 de novembro. O curso “FOCUS ON: infeções virais respiratórias” conta com o patrocínio científico de várias sociedades médicas e a creditação da Ordem dos Farmacêuticos.

Os conteúdos obrigatórios deste curso abordam os seguintes temas: “O impacto das infeções virais nas populações e sistemas de saúde” (módulo 3, Dr.ª Rita Teixeira); “O diagnóstico das infeções virais: estado da arte e o futuro” (módulo 4, Prof. Doutor Hugo Sousa); “A infeção viral respiratória na prática clínica” (módulo 5, Dr.ª Sara Cardoso); “Focus on: Influenza (módulo 6, Dr. José Pedro Teixeira); “Focus on: VSR” (módulo 7, Dr. André Almeida); “Focus on: SARS-CoV-2” (modulo 8, Dr.ª Diva Trigo); “Terapêuticas antivirais orais” (módulo 9, Dr. Torcato Moreira Marques); “Vacinação na prevenção das infeções virais respiratórias” (módulo 10, Dr. Vítor Fonseca); “Abordagem da doença aguda nos cuidados de saúde primários” (módulo 11, Dr.ª Cláudia Vicente e Dr.ª Sara Barbosa); “O impacto das infeções virais respiratórias nos doentes com comorbilidades” (módulo 12, Dr.ª Susana Heitor); “O impacto das infeções virais respiratórias no doente geriátrico” (módulo 13, Dr.ª Sofia Duque); “O impacto das infeções virais respiratórias nos doentes com patologia pulmonar crónica” (módulo 14, Dr.ª Nídia Caires); “Abordagem às infeções virais respiratórias na idade pediátrica” (módulo 15, Dr. Manuel Magalhães). 

Mais informação sobre o curso em: FOCUS ON (focusonvirus.com)

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ana Sofia Lopes: “Há colegas que se sentem abandonados por quem os devia representar”

Descontente e crítica do mandato até agora feito pelo bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Ana Sofia Lopes apresenta-se como a candidata da mudança. Em entrevista ao HealthNews, afirma que é preciso “pugnar por uma OMD credível, inclusiva e acessível a todos os Médicos Dentistas”. De acordo com Ana Sofia Lopes “há colegas que se sentem abandonados por quem os devia representar e descartados por quem os devia aproveitar”.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights