Foz Côa com unidade de saúde particular em 2024 para evitar deslocações dos utentes

19 de Dezembro 2023

Foz Côa terá em 2024 uma unidade de saúde particular para evitar deslocações dos habitantes deste concelho para outras regiões para realizarem consultas médicas ou exames complementares de diagnóstico, disse esta segunda-feira o presidente da câmara.

Esta iniciativa resulta de um protocolo tripartido esta segunda-feira assinado em Vila Nova de Foz Côa, entre este município do distrito Guarda, a Misericórdia local e o Hospital Terra, com sede social em Mirandela, no distrito de Bragança.

Para o presidente da câmara de Vila Nova de Foz Côa, João Paulo Sousa, a questão dos cuidados de saúde preocupa cada vez mais o país e especificamente este território de baixa densidade populacional.

“Neste momento há falta de médicos, há falta de médicos de família e temos de nos deslocar constantemente para unidades hospitalares que ficam a cerca de 100 quilómetros de distância de Foz Côa, como Mirandela ou a Guarda”, indicou o autarca social-democrata.

João Paulo Sousa acrescentou que desde que o município de Foz Côa foi solicitado pelo Conselho de Administração do Hospital Terra Quente para levar em frente este projeto desde logo foi abraçado sem reservas.

“Neste projeto envolvemos várias entidades ligadas à saúde com a Unidade local e Saúde da Guarda, Santa Casa da Misericórdia e Centro de Saúde e todos concordaram em dizer que esta nova unidade de saúde particular era uma mais-valia”, indicou o autarca.

Depois destas conversações houve que arranjar um espaço para colocar esta extensão do Hospital Terra Quente e a escolha incidiu no antigo hospital da Misericórdia, que vai sofrer obras de remodelação no valor de 420 mil euros para diversos componentes, para uma maior comunidade dos utentes. Numa segunda fase será requalificada toda a parte exterior.

“A saúde financeira do município é boa e em tempo nenhum poderíamos deixar fugir esta oportunidade de criar esta extensão de saúde privada e vamos avançar com um período de concessão por um período de 10 anos”, vincou.

João Paulo Sousa esta ciente que dada a centralidade de Foz Côa esta extensão de saúde poderá servir os concelhos vizinhos como Torre de Moncorvo (Bragança), Sabugal, Mêda, Pinhel, Almeida, e Figueira de Castelo Rodrigo (Guarda) que também estão afastados dos hospitais de referência.

“Que o Sistema Nacional de Saúde (SNS) atravessa uma crise, é um facto, mas não nos queremos fazer substituir, só tenho de olhar pelo bem-estar dos meus munícipes”, rematou.

Já o presidente do Conselho de Administração do Hospital Terra Quente, Manuel Lemos, disse que tem unidades de saúde em Mirandela, Bragança e Chaves sendo seu propósito criar polos por toda a região transmontana e Beira Alta.

“Somos uma região muito despovoada e com muitos quilómetros para fazer para ir ao encontro de cuidados de saúde. Quanto mais fizermos por esses cuidados de saúde, melhor polarizamos a região”, disse.

Para além de Foz Côa esta prevista a abertura em 2024 de uma extensão do Hospital Terra Quente em Mogadouro.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rafaela Rosário: “A literacia em saúde organizacional pode ser muito relevante para promover a saúde em crianças”

No II Encontro de Literacia em Saúde em Viana do Castelo, a investigadora Rafaela Rosário apresentou os resultados de um estudo pioneiro desenvolvido em escolas TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, instituições localizadas em contextos socioeconomicamente vulneráveis que recebem apoio específico do governo para combater o insucesso escolar e a exclusão social. A investigação demonstrou como uma abordagem organizacional, envolvendo professores, famílias e a própria comunidade escolar, conseguiu reverter indicadores de obesidade infantil e melhorar hábitos de saúde através de intervenções estruturadas nestes contextos desfavorecidos

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

ULS da Cova da Beira celebra 15 anos com mais de 220 nascimentos através de Procriação Medicamente Assistida

O Serviço de Medicina Reprodutiva da Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira assinala este domingo 15 anos de atividade, tendo realizado tratamentos que resultaram no nascimento de mais de 220 bebés. Esta é a única estrutura do setor público localizada no interior de Portugal com capacidade para oferecer uma resposta integrada e completa em todas as valências da Procriação Medicamente Assistida (PMA).

Coimbra intensifica campanha de vacinação com mais de 115 mil doses administradas

A Unidade Local de Saúde de Coimbra registou já 71.201 vacinas contra a gripe e 43.840 contra a COVID-19, num apelo renovado à população elegível. A diretora clínica hospitalar, Cláudia Nazareth, reforça a importância da imunização para prevenir casos graves e reduzir hospitalizações, com mais de 17 mil doses administradas apenas na última semana

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights