ANTEM: “Não podemos aceitar a notória falta de igualdade de cuidados”

11 de Janeiro 2024

A Associação Nacional dos Técnicos de Emergência Médica defende que a formação e as competências atribuídas aos técnicos de emergência pré-hospitalar do INEM devem ser "rapidamente estendidas aos demais provedores", bombeiros e Cruz Vermelha Portuguesa.

“Não podemos aceitar a notória falta de igualdade de cuidados, no que tange aos cuidados médicos de emergência”, afirma a ANTEM. Por exemplo, estes profissionais não aceitam que “uma criança numa escola com uma crise de asma tenha um tipo de atendimento se a resposta for por parte de uma ambulância do INEM” e, na escola ao lado, ao mesmo tempo, outra criança tenha “outro tipo de atendimento completamente diferente caso seja enviada uma ambulância dos Bombeiros ou da CVP para responder”.

Para a ANTEM, “não deverá continuar a verificar-se a atual disparidade de formação”. “Os Serviços Médicos de Emergência, desde logo pela sua essência, têm que ser igualitários para todos os Cidadãos Portugueses”, acrescenta.

A ANTEM insiste na criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito ao Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM).

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

Regresso de cirurgiões garante estabilidade no hospital Fernando Fonseca

O Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Fernando Fonseca entra num novo ciclo de estabilidade com o regresso de quatro cirurgiões experientes, incluindo o antigo diretor. A medida, apoiada pelo Ministério da Saúde, visa responder às necessidades de 600 mil utentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights