Criado mapa que detalha comunicação entre células do feto e maternas no parto

11 de Janeiro 2024

Uma equipa de investigadores criou um atlas que mapeia com precisão como as células do feto e da mãe comunicam entre si durante o parto e identificou diversas características que podem ser monitorizadas durante a gravidez.

Investigadores liderados pela Wayne State University, dos Estados Unidos, e que publicaram os seus resultados na revista Science Translational Medicine, aplicaram tecnologias de célula única a dados de mulheres grávidas.

Graças a este mapa, descobriram várias assinaturas sanguíneas que podem ser monitorizadas durante a gravidez, bem como outros sinais que podem ser aplicados para ajudar a prever casos de parto prematuro, referiu esta revista, em comunicado.

O parto é um processo altamente complicado que envolve sinais bioquímicos e fisiológicos coordenados, quer da mãe, quer do feto.

Algumas investigações sugerem que os nascimentos prematuros podem ocorrer quando estas vias estreitamente interligadas são interrompidas.

A equipa aproveitou o potencial do sequenciamento de RNA para examinar a atividade de células individuais em tecidos placentários de 42 mulheres, que tiveram o parto a termo [tempo normal de gestação].

Além disso, analisaram dados de sequenciamento de RNA em amostras de sangue de um grupo separado de mulheres que incluía 159 que deram à luz a termo, 37 que tiveram parto prematuro espontâneo e 63 que tiveram rutura prematura da membrana.

Os investigadores conseguiram assim construir um atlas completo das interações celulares feto-maternas e das vias envolvidas no parto.

Além disso, identificaram diversas assinaturas no sangue materno que podem ser monitorizadas durante a gravidez e o parto.

As mulheres que posteriormente tiveram parto prematuro mostraram alguns destes sinais no início da gravidez, de acordo com a publicação.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos do Centro ambicionam nova sede em Coimbra dentro de quatro anos

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) deverá ter uma nova sede dentro de quatro anos, num local central da cidade de Coimbra, anunciou hoje o presidente da instituição, Manuel Teixeira Veríssimo (na imagem), na apresentação da sua recandidatura.

Universidade Católica lança três novos mestrados em Enfermagem em Lisboa e no Porto

A Universidade Católica Portuguesa vai lançar, no ano letivo 2025/2026, três novos mestrados em Enfermagem, nas áreas Médico-Cirúrgica, Saúde Infantil e Pediátrica e Comunitária, com edições em Lisboa e no Porto, apostando numa formação inovadora e multidisciplinar para responder às exigências do setor da saúde.

Ana Sampaio: “É possível ser feliz com DII

No Dia Mundial da Doença Inflamatória do Intestino, Ana Sampaio, presidente da APDI, destaca a importância da sensibilização, do acesso a tratamentos e do apoio emocional, reforçando: “É possível ser feliz com DII

DII afeta 25 mil portugueses e custa 146 milhões de euros por ano

A Doença Inflamatória Intestinal afeta cerca de 25 mil portugueses, com custos anuais de 146 milhões de euros. O diagnóstico tardio e o difícil acesso a terapias inovadoras agravam o impacto na qualidade de vida e nos serviços de saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights