Garcia de Orta realiza procedimentos clínicos inovadores ao nível da vesícula

11 de Janeiro 2024

O Hospital Garcia de Orta (HGO) realizou esta semana dois procedimentos inovadores a nível da vesícula.

Colecistoduodenostomia e gastroenterostomia guiadas por ecoendoscopia foram os processos realizados esta terça-feira pelo HGO.

De acordo explicam os especialistas desta unidade de saúde, a colecistoduodenostomia consiste numa intervenção cirúrgica “em que se sutura a vesícula biliar ao duodeno”.

Quanto à gastroenterostomia é o procedimento cirúrgico que consiste “na criação de uma abertura entre o estômago e o intestino delgado, permitindo a passagem de alimentos e líquidos.”

Os especialistas destacaram que estes procedimentos por ecoendoscopia, “torna-os minimamente invasivos”, reduzindo o tempo de internamento do doente para menos de metade. Por outro lado, os pacientes “têm um menor risco de complicações e implicam menores custos, face aos procedimentos convencionais.”

A Unidade Local de Saúde Almada-Seixal prevê o aumento de referenciação para a realização destes procedimentos clínicos não invasivos em doentes que não podem realizar a cirurgia convencional, “quer por terem elevado risco cirúrgico para cirurgia à vesícula, quer por terem obstrução biliar com falência de outras técnicas, ou em doentes com obstrução maligna do tubo digestivo alto sem indicação cirúrgica.”

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Carina de Sousa Raposo: “Tratar a dor é investir em dignidade humana, produtividade e economia social”

No Dia Nacional de Luta contra a Dor, a Health News conversou em exclusivo com Carina de Sousa Raposo, do Comité Executivo da SIP PT. Com 37% da população adulta a viver com dor crónica, o balanço do seu reconhecimento em Portugal é ambíguo: fomos pioneiros, mas a resposta atual permanece fragmentada. A campanha “Juntos pela Mudança” exige um Plano Nacional com metas, financiamento e uma visão interministerial. O principal obstáculo? A invisibilidade institucional da dor. Tratá-la é investir em dignidade humana, produtividade e economia social

Genéricos Facilitam Acesso e Economizam 62 Milhões ao SNS em 2025

A utilização de medicamentos genéricos orais para o tratamento da diabetes permitiu uma poupança de 1,4 mil milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos últimos 15 anos. Só em 2025, a poupança ultrapassou os 62 milhões de euros, segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa de Medicamentos pela Equidade em Saúde (Equalmed) no Dia Mundial da Diabetes.

APDP denuncia falhas na aplicação do direito ao esquecimento para pessoas com diabetes

No Dia Mundial da Diabetes, a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal alerta que a Lei do Direito ao Esquecimento não está a ser cumprida na prática. A associação recebe queixas de discriminação no acesso a seguros e crédito, defendendo que a condição clínica não pode ser um obstáculo à realização pessoal e profissional. A regulamentação da lei está em fase de auscultação pública, mas persiste o receio de que não garanta plena equidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights