Garcia de Orta realiza procedimentos clínicos inovadores ao nível da vesícula

11 de Janeiro 2024

O Hospital Garcia de Orta (HGO) realizou esta semana dois procedimentos inovadores a nível da vesícula.

Colecistoduodenostomia e gastroenterostomia guiadas por ecoendoscopia foram os processos realizados esta terça-feira pelo HGO.

De acordo explicam os especialistas desta unidade de saúde, a colecistoduodenostomia consiste numa intervenção cirúrgica “em que se sutura a vesícula biliar ao duodeno”.

Quanto à gastroenterostomia é o procedimento cirúrgico que consiste “na criação de uma abertura entre o estômago e o intestino delgado, permitindo a passagem de alimentos e líquidos.”

Os especialistas destacaram que estes procedimentos por ecoendoscopia, “torna-os minimamente invasivos”, reduzindo o tempo de internamento do doente para menos de metade. Por outro lado, os pacientes “têm um menor risco de complicações e implicam menores custos, face aos procedimentos convencionais.”

A Unidade Local de Saúde Almada-Seixal prevê o aumento de referenciação para a realização destes procedimentos clínicos não invasivos em doentes que não podem realizar a cirurgia convencional, “quer por terem elevado risco cirúrgico para cirurgia à vesícula, quer por terem obstrução biliar com falência de outras técnicas, ou em doentes com obstrução maligna do tubo digestivo alto sem indicação cirúrgica.”

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDI dedica mês de maio à consciencialização para a Doença Inflamatória do Intestino (DII)

A APDI – Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino, colite ulcerosa, doença de Crohn está a dedicar, mais uma vez, o mês de maio à consciencialização para a Doença Inflamatória do Intestino (DII) seguindo as indicações da EFFCA – Federação Europeia das  Associações de Doença de Crohn e Colite Ulcerosa que neste ano de 2024 escolheu como mote “A  DII não tem fronteiras”.

Nuno Jacinto: “A Medicina Geral e Familiar tem um papel central em todos os sistemas de saúde”

O presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) reforçou a importância da especialidade na promoção da saúde e prevenção da doença. No âmbito do Dia Mundial do Médico de Família, Nuno Jacinto falou ao HealthNews sobre os constragimentos que estes profissionais de saúde enfrentam e dos desafios que os cuidados de saúde primários enfrentam em Portugal.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights