Garcia de Orta realiza procedimentos clínicos inovadores ao nível da vesícula

11 de Janeiro 2024

O Hospital Garcia de Orta (HGO) realizou esta semana dois procedimentos inovadores a nível da vesícula.

Colecistoduodenostomia e gastroenterostomia guiadas por ecoendoscopia foram os processos realizados esta terça-feira pelo HGO.

De acordo explicam os especialistas desta unidade de saúde, a colecistoduodenostomia consiste numa intervenção cirúrgica “em que se sutura a vesícula biliar ao duodeno”.

Quanto à gastroenterostomia é o procedimento cirúrgico que consiste “na criação de uma abertura entre o estômago e o intestino delgado, permitindo a passagem de alimentos e líquidos.”

Os especialistas destacaram que estes procedimentos por ecoendoscopia, “torna-os minimamente invasivos”, reduzindo o tempo de internamento do doente para menos de metade. Por outro lado, os pacientes “têm um menor risco de complicações e implicam menores custos, face aos procedimentos convencionais.”

A Unidade Local de Saúde Almada-Seixal prevê o aumento de referenciação para a realização destes procedimentos clínicos não invasivos em doentes que não podem realizar a cirurgia convencional, “quer por terem elevado risco cirúrgico para cirurgia à vesícula, quer por terem obstrução biliar com falência de outras técnicas, ou em doentes com obstrução maligna do tubo digestivo alto sem indicação cirúrgica.”

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights