Câmara de Avis promove protesto para reivindicar médicos para o concelho

12 de Janeiro 2024

A Câmara de Avis (Portalegre) está a convocar a população para uma concentração em defesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS) no concelho, devido à falta de médicos na região, foi divulgado.

O protesto, promovida pelo município e pelas juntas de freguesia do concelho, está agendado para segunda-feira, pelas 17:30, junto ao Centro de Saúde de Avis.

Na página do município na rede social Facebook é explicado que este protesto “reflete as várias necessidades sentidas” pela população na área da saúde no território, nomeadamente a falta de médicos.

“O concelho de Avis possui apenas um médico efetivo e um outro em regime de prestação de saúde, a meio tempo para toda a população, e exige soluções urgentes de defesa e acesso aos cuidados de saúde, severamente comprometidos pelo deficiente funcionamento do Centro de Saúde de Avis”, lê-se no documento.

A Câmara de Avis denuncia ainda que existe “falta de atendimento” às populações nas extensões de saúde das freguesias do concelho.

“Sem recursos humanos suficientes, não prestam o serviço que deveriam ou simplesmente continuam encerradas (as extensões)”,lamentam.

Para o município, esta situação é “verdadeiramente preocupante”, num concelho com “mais de 600 km2, sem rede de transportes públicos e com um elevado número de habitantes com mais de 65 anos e baixas reformas, sem possibilidade de recorrer a outros meios de transporte ou a serviços de saúde privados”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rafaela Rosário: “A literacia em saúde organizacional pode ser muito relevante para promover a saúde em crianças”

No II Encontro de Literacia em Saúde em Viana do Castelo, a investigadora Rafaela Rosário apresentou os resultados de um estudo pioneiro desenvolvido em escolas TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, instituições localizadas em contextos socioeconomicamente vulneráveis que recebem apoio específico do governo para combater o insucesso escolar e a exclusão social. A investigação demonstrou como uma abordagem organizacional, envolvendo professores, famílias e a própria comunidade escolar, conseguiu reverter indicadores de obesidade infantil e melhorar hábitos de saúde através de intervenções estruturadas nestes contextos desfavorecidos

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

ULS da Cova da Beira celebra 15 anos com mais de 220 nascimentos através de Procriação Medicamente Assistida

O Serviço de Medicina Reprodutiva da Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira assinala este domingo 15 anos de atividade, tendo realizado tratamentos que resultaram no nascimento de mais de 220 bebés. Esta é a única estrutura do setor público localizada no interior de Portugal com capacidade para oferecer uma resposta integrada e completa em todas as valências da Procriação Medicamente Assistida (PMA).

Coimbra intensifica campanha de vacinação com mais de 115 mil doses administradas

A Unidade Local de Saúde de Coimbra registou já 71.201 vacinas contra a gripe e 43.840 contra a COVID-19, num apelo renovado à população elegível. A diretora clínica hospitalar, Cláudia Nazareth, reforça a importância da imunização para prevenir casos graves e reduzir hospitalizações, com mais de 17 mil doses administradas apenas na última semana

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights