Heliporto do Hospital de Braga recebe luz verde da Autoridade Nacional de Aviação Civil

15 de Janeiro 2024

O heliporto do Hospital de Braga, que integra a Unidade Local de Saúde de Braga, recebeu a autorização para ser utilizado por meios aéreos de emergência médica, em condições diurnas e noturnas.

A luz verde foi dada pela Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) no passado dia 12 de dezembro.

O Hospital de Braga passa, assim, a ser o único heliporto hospitalar autorizado pela ANAC a operar no Norte do país das quase 40 infraestruturas de heliportos hospitalares existentes. “É com agrado que vemos reconhecido o esforço do Hospital de Braga em garantir a capacidade de resposta às emergências na região do Minho e Norte do país. Após o normal processo de testes necessário, realizámos um exercício de simulação da reação dos profissionais do Hospital de Braga a uma situação emergente, que foi bem-sucedido, motivo pelo qual obtivemos luz verde para operacionalizarmos o heliporto”, referiu João Porfírio Oliveira, presidente do atual conselho de administração da Unidade Local de Saúde de Braga.

No âmbito do processo de obtenção da autorização para operacionalizar o heliporto do Hospital de Braga, concretizaram-se todos os requisitos indicados pela entidade reguladora, nomeadamente o exercício de simulação, com vista a testar o Plano de Emergência do Heliporto do Hospital de Braga.

A autorização para a operacionalização legal do heliporto, que carecia, segundo a lei, de uma validação do regulador para operar voos de emergência médica, possibilita a receção de situações emergentes por via aérea, na região Norte do país. O Plano de Emergência submetido encontra-se em conformidade com a regulamentação proposta pela ANAC, e vigora até ao final do ano de 2025.

O Plano de Emergência do Heliporto do Hospital de Braga contém os procedimentos a seguir em caso de emergência, acidente, incidente ou emergência total relacionada com a operação de helicópteros, no heliporto do Hospital de Braga ou nas suas imediações.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Fundação BIAL: candidaturas aos apoios a projetos de investigação científica encerram a 31 de agosto

As candidaturas ao Programa de Apoios à Investigação Científica da Fundação BIAL estão abertas até ao dia 31 de agosto. Esta iniciativa destina-se a investigadores nas áreas da Psicofisiologia e da Parapsicologia, que terão a oportunidade de se candidatar a apoios financeiros que podem alcançar até 60 mil euros, sujeitando-se à avaliação dos membros do Conselho Científico da fundação.

Hospital CUF Tejo Imagiologia Cardiovascular recebe acreditação europeia

A Associação Europeia de Imagiologia Cardiovascular (EACVI) acaba de reconhecer a qualidade clínica e tecnológica do serviço de Imagiologia do Hospital CUF Tejo, atestando-o como referência na realização de ressonância magnética cardíaca, com especialização em ressonância magnética com stress. 

Unidade de Queimados da ULS de Coimbra celebra 35 anos

A Unidade de Queimados da ULS de Coimbra – a única em Portugal certificada pela European Burns Association (EBA) e uma das menos de trinta certificadas em toda a Europa como centro de queimados de alto nível – atende entre 150 a 200 doentes por ano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights