Ricardo Mestre: “O Infarmed é o farol de excelência nacional e internacional”

15 de Janeiro 2024

O Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, saudou esta segunda-feira o papel do Infarmed no acesso dos portugueses aos melhores fármacos e produtos de saúde. O responsável político afirmou que "o Infarmed é uma instituição que tem prestado um serviço inestimável ao país e aos portugueses".

Na sessão de celebração do 31º aniversário do Infarmed, o Secretário de Estado da Saúde quis sublinhar o papel da instituição no acesso às melhores soluções terapêuticas a nível nacional, tendo afirmado que esta entidade “tem feito um verdadeiro serviço público” nas últimas três décadas.

O secretário de estado, que saudou o 31º aniversário da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, frisou que apesar de ser “um dia de celebração, também é dia para refletir sobre o presente e futuro”.

“Os sistemas de saúde enfrentam uma conjuntura exigente. Temos recursos económicos que são limitados, ao mesmo tempo que assistimos a uma crescente procura por cuidados de saúde e uma população com expectativas cada vez maiores que nos obrigam a termos respostas que permitam garantir qualidade e bem-estar a todos os doentes”, apontou.

Para Ricardo Mestre, esta realidade coloca à prova a missão e a sustentabilidade dos sistemas de saúde. “No caso dos medicamentos e dos produtos de saúde o que está em causa é a garantia de acesso num quadro de responsabilidade e comportabilidade orçamental. É por isso que as entidades reguladoras têm de estar atentas ao aumento exponencial dos custos dos novos produtos, de introdução das novas tecnologias e das novas indicações de utilização. Este é um trabalho de boa gestão de recursos públicos que deve ser constantemente aprofundada com o empenho e a competência técnica e científica de sempre.”

Apesar de reconhecer que um dos desafios mais prementes está relacionado com a escassez de “alguns medicamentos”, o secretário de estado reforçou o papel que o Infarmed tem tido no apoio “à evolução das políticas públicas no acesso ao medicamento”.

“Hoje em dia, se temos no nosso país a possibilidade de acesso em proximidade, de renovação do receituário crónico e de vacinação nas farmácias é porque contamos com a competência técnica e o suporte institucional do Infarmed que nos ajuda a fazer esta evolução na forma como nos organizamos, garantindo sempre a tal qualidade no acesso aos produtos de saúde”, disse.

Ricardo Mestre defendeu que “o Infarmed é uma instituição que tem prestado um serviço inestimável ao país e aos portugueses. É uma instituição com profissionais de grande qualificação técnica e científica. O investimento na captação de talento é um investimento do Ministério da Saúde”.

No encerramento da sessão de abertura afirmou que “o Infarmed é o farol de excelência e de competência nacional e internacional, portanto só nos pode orgulhar”.

HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights